Kefalonia tem cenário espetacular, praias deslumbrantes, montanhas, uma rica herança cultural e um povo para lá de hospitaleiro. Se você gosta de tudo isso, vai adorar conhecer a ilha grega de Kefalonia, a maior do arquipélago Jônico.
Kefalonia (ou Cefalônia) é a maior ilha do arquipélago Jônico, com um grandioso passado histórico entrelaçado com mitologia grega. Kefalonia foi ocupada pelos italianos durante a Segunda Guerra e logo depois pelos alemães em 1943. Este fato histórico serviu de inspiração para o famoso livro e filme Capitão Corelli (Captain Corelli’s Mandolin), filmado na ilha em 2001.
Em 1953 um terremoto provocou muitos danos em várias cidades, mas hoje Kefalonia está pronta para recepcionar bem os turistas e oferecer-lhes tudo o que tem de melhor.
Kefalonia é o lugar certo para quem quer curtir um clima idílico, uma autêntica cultura local, locais históricos e praias incríveis. Acredite: você vai ficar totalmente encantado por esta ilha!
Roteiro de 4 dias na ilha de Kefalonia
O nosso roteiro pelo arquipélago Jônico começou pelas ilhas de Paxos e Antipaxos. Depois fomos para Lefkada e seguimos para Kefalonia. O nosso último destino foi a ilha de Zakynthos e sua famosa Navagio Beach.
Nós ficamos quatro dias em Kefalonia e deu para conhecer bem a ilha. Nós priorizamos as praias, mas quem quiser conhecer mais a parte histórica, aconselhamos ficar mais dois ou três dias.
Chegada à ilha de Kefalonia
Chegamos à cidade de Fiskardo, na ilha de Kefalonia, em um ferryboat, daqueles enormes, que carregam carro. Como o Porto de Vasiliki (em Lefkada) estava em obras, tivemos que ir até Nydri (em Lefkada), de onde partimos às 9h30 para Fiskardo. A travessia levou quase 2 horas e meia. Em troca de e-mail com a empresa, fomos informados de que não havia necessidade de comprar os bilhetes com antecedência. Mas é sempre bom dar uma olhada no site para verificar os preços e horários, que variam de acordo com o dia da semana e a época do ano. Nós, por exemplo, pagamos 8,50 euros por pessoa e 40 euros pelo carro (o nosso era grande, com mais de 4 metros). Para mais informações, clique aqui.
Fiskardo: nossa base no norte de Kefalonia
Fiskardo (ou Fiscardo) é uma cidadezinha localizada no extremo norte da ilha e que conseguiu sobreviver sem grandes danos ao terremoto de 1953. As várias casas em tons pastéis no estilo veneziano do Século 18 dão um charme muito especial a ela. Fiskardo conta com muitos restaurantes e lojinhas. O porto é lindo e durante o verão fica cheio de iates luxuosos. Passear pelo porto, de dia ou de noite, é uma delícia! A cidade é charmosa, romântica, encantadora e tem uma boa estrutura para turismo.
Em Fiskardo, nós ficamos no Stella Hotel Apartments. O hotel é simples, mas com uma vista maravilhosa e quartos bem agradáveis. Localização muito boa, pois fica a dez minutos a pé do centrinho de Fiskardo. Além disso, dono é muito simpático e prestativo. Outra boa opção é o Anthis Beach Apartments, bem perto do Stella.
Três primeiras praias em Kefalonia
Saindo de Fiskardo, depois do almoço, a primeira praia que conhecemos foi a Dafnoudi. Para chegar até Dafnoudi, nós percorremos uma trilha (meio “selvagem”) de uns quinze minutos, a partir do estacionamento. Tenha isso em mente e leve calçados apropriados tanto para trilha quanto para praia! Dafnoudi, como várias outras praias gregas, tem pedrinhas brancas e águas azuis em degradê. O visual é lindo, mas não há uma estrutura, ou seja, não há barracas onde comprar lanche e bebida.
Bem perto de Dafnoudi fica a Praia de Kimilia. O acesso a ela também é feito por meio de uma trilha, só que desta vez de uns quinhentos metros. E, mais uma vez, chegamos a uma praia com pedrinhas, um visual arrebatador, água transparente, mas nenhuma estrutura para turista.
E, finalmente, a terceira praia do dia: Praia de Emplisi. Desta vez, não tivemos que andar em trilha, pois dá para ir de carro até bem perto da praia. Apesar de as pedrinhas não serem tão brancas, a água é transparente e vai do azul clarinho até o azul marinho. Em Emplisi encontramos um quiosque que vendia sanduíches e bebidas. Deu para curtir bem!
À noite, repetimos o restaurante do almoço e fomos jantar no Elli’s Café Restaurante. O que é bom a gente repete, não é? O Elli’s fica na marina, é muito aconchegante, tem serviço rápido e garçons muito simpáticos. Como está localizado bem na beira do mar, ficar apreciando aquela vista foi uma experiência inesquecível!
Nas pesquisas que fizemos antes da viagem, descobrimos que o melhor horário para se visitar a Caverna Melissani é ao meio-dia. Por isso, resolvemos aproveitar a manhã e fomos antes conhecer o vilarejo de Agia Efimia (ou Agia Effimia). É um vilarejo muito charmoso, com um calçadão cheio de lojinhas e tavernas. A marina fica repleta de iates, sinalizando que a cidade está se tornando um destino turístico bem conhecido e muito frequentado. A gente saiu de lá se perguntando: como não ter ou alugar um barco em Kefalonia? É uma das melhores maneiras de aproveitar as férias nessa ilha maravilhosa.
Caverna de Melissani: caverna ou lago?
Caverna de Melissani (ou Melissanthi), localizada próximo à cidade de Sami, é uma maravilha da natureza, uma atração de deixar todo mundo de queixo caído. Na verdade, trata-se de um lago de águas muito azuis dentro de uma caverna, cujo teto foi destruído durante um terremoto há 5 mil anos.
A caverna só foi “descoberta” em 1951 e aberta ao público em 1963. Mas alguns artefatos arqueológicos que foram achados lá, mostrando figuras do Deus Pan e de muitas ninfas, comprovaram que a caverna já recebia “visitas” há muito e muito tempo. Melissani também era conhecida como a Caverna das Ninfas, mas a ninfa que ficou famosa foi a Melissanthi. A mitologia grega diz que Melissanthi se afogou depois que o deus Pan rejeitou o seu amor. Uma triste história para um lugar tão lindo!
Depois de passar por um pequeno túnel, entramos em um pequeno barco a remo (com capacidade para 10 pessoas) e demos uma volta, de mais ou menos 15 minutos, pelo lago. Dentro da caverna, descobrimos a razão de ser melhor visitá-la ao meio-dia: com o sol a pino, o reflexo da luz na água ilumina toda a caverna. Apesar de curto, o passeio é maravilhoso! Tudo contribui para criar uma atmosfera mágica: as histórias, o cenário, a cor da água…
Entrada paga: €7,00 para adulto
Horário: das 8h30 às 18h30
Dica: para escapar das enormes filas, chegue um pouquinho antes do meio dia.
Praia de Antisamos: um estrutura maravilhosa
Depois de visitar a Caverna de Melissani fomos almoçar no Acron Beach Bar, na Praia de Antisamos. Essa praia realmente nos surpreendeu. Depois de tantas praias sem estrutura alguma, finalmente encontramos uma super equipada e com várias opções de restaurantes. Um deles é o Acron Beach Bar que oferece música, espreguiçadeiras e barracas daquelas de palha, como em muitas praias brasileiras. E não precisa pagar para usá-las, desde que haja consumo. O que, no nosso caso, não foi difícil (risos). O lugar é muito top mesmo.
Além disso, dá para alugar jetsky, caiaque e paddle e aproveitar muito esse pedacinho de paraíso na Grécia. Para mais informações, clique aqui.
Voltamos para Fiskardo por outro caminho e fomos conhecer a vila de Assos. Esta cidadezinha começou a nos encantar antes mesmo de chegarmos a ela, pois a vista que se tem dos mirantes da estrada é show. Assos é bem pitoresca e tem uma atmosfera autêntica, com suas casas em tons pastéis e um castelo veneziano do século XVI que se destaca no alto. Dizem que no inverno ficam apenas cem pessoas na cidade, mas no verão lota de turistas fascinados pela paz, simplicidade e tranquilidade do lugar.
De volta a Fiskardo, escolhemos o Parnassos Restaurante para jantar. Outro restaurante com uma vista maravilhosa do porto, ótima comida e atendimento bastante atencioso!
Praia de Myrtos: a mais famosa de Kefalonia
Ouvimos tanto falar da Praia de Myrtos que já estávamos ansiosos. Myrtos é considerada a melhor praia da ilha de Kefalonia e está sempre na lista das mais lindas do mundo. Situada no noroeste da ilha, chega-se a ela por uma estradinha sinuosa, com curvas bem fechadas. O lado bom é que dá para ir curtindo aquele cenário espetacular, com o mar azul neon no fundo, antes mesmo de chegar. Para nós, foi uma das praias mais fotogênica!
Há um quiosque na praia que só abre na alta estação. Ou seja, se for entre outubro e maio, leve a sua barraca, lanches e bebidas.
Argostoli: a capital de Kefalonia
Partimos para Argostoli, a capital da ilha de Kefalonia desde 1757. Difícil imaginar que a cidade, bastante atingida pelo terremoto de 1953, foi reconstruída e hoje tem um ar tão cosmopolita! Para nós, os destaques ficaram por conta da rua de pedestres Lithostroto e do calçadão à beira mar repleto de lojas, butiques, cafés e restaurantes.
E em uma cidade litorânea, nada melhor que almoçar vendo o mar, não é? E que tal um restaurante sobre as águas? Pois o Restaurante Kyani Atki oferece exatamente isso: possibilidade de almoçar em um píer sobre o mar, vendo os peixinhos nadando por entre as frestas.
À tarde fomos para a Praia de Petani, outra praia cujo acesso é por uma estradinha sinuosa. Aqui as pedrinhas são amareladas, mas o mar continua com aquela cor azul maravilhosa. Outra coisa boa desta praia é o Erasmias Bar, típico restaurante de praia, com comida boa e ótimos drinques.
Conhecendo as praias menores da ilha
Hoje foi o dia de conhecermos as pequenas praias de Kefalonia. E nos surpreender com algumas delas!
A primeira praia do dia foi a Foki. Próxima a Fiskardo, é uma praia bem pequena, boa para se levar as crianças, pois é calma e arborizada, com bastante sombra na areia, digo, nas pedrinhas.
A segunda praia foi a Alaties, outra praia minúscula, rodeada por formações rochosas. Na Praia de Alaties fica um bar muito legal: o Acqua Alaties Restaurant & Bar. Inacreditável que um bar com um astral (e drinques!) tão incrível fique tão escondido!
A terceira foi Praia de Jerusalém. Ela é bem pequena, mas a melhor parte é a taverna do outro lado da estrada. Aberta apenas durante a alta temporada, a Taverna Odysseas foi a experiência marcante em Kefalonia em relação a restaurantes. O esquema é diferente, não há menu fixo e o cliente escolhe o prato na cozinha do restaurante. O menu do dia fica escrito em um quadro negro na entrada. O ambiente é bem descontraído, tipicamente grego, com mesinhas ao ar livre e atendimento para lá de simpático.
Despedida de Kefalonia
No nosso último dia em Kefalonia tivemos que acordar bem cedo para pegar o ferryboat para Zakynthos. Ele parte, normalmente, do Porto de Pessada. Repare que escrevemos “normalmente”, pois às vezes, dependendo das condições do mar, o ferry nem aparece no porto. Nesse caso a alternativa é dirigir (ou pegar um táxi) até o Porto de Poros (32 quilômetros ou 50 minutos) e lá pegar um ferry para Kyllini, no continente (mais ou menos uma hora e meia). E de Kyllini pegar outro ferry para Zakynthos, mais uma hora e meia.
Para saber o que tem de melhor na ilha de Zakynthos e como chegar à praia de Navagio Beach, aguarde o nosso próximo post.
Como chegar à ilha de Kefalonia
– Avião: dá para ir de Atenas até Kefalonia de avião. A Olympic Air e a Aegean Airlines (as duas companhias se uniram em 2013) oferecem voos para o Aeroporto de Argostoli (Aeroporto Internacional Ana Pollatou).
– De barco ou ferryboat. Partindo de Atenas, de carro ou ônibus, chega-se ao porto de Patras (aproximadamente duas horas e meia). De lá pega-se um ferryboat e desembarca no porto de Sami, em Kefalonia (mais ou menos três horas e meia). Outro opção é ir de carro ou ônibus até o porto de Kyllini (três horas e meia) e pegar o ferry para o porto de Poros (uma hora e meia).
Partindo da ilha de Lefkada, dá para pegar um ferryboat que transporta carros. Nós usamos a empresa West Ferry.
Para quem sai de Zakynthos e vai para Kefalonia, dá para pegar o ferry em Zante (conhecida também como cidade de Zakynthos), ir até Kyllini (no continente) em um percurso de uma hora. Depois de Kyllini para Poros (em Kefalônia) pela Kefalonian Lines (mais ou menos 1 hora e 15 minutos).
Onde é melhor ficar:
Se você vai ficar mais tempo, recomendamos ter duas “bases”: ficar em um hotel no norte e outro no sul da ilha. Assim não se perde tanto tempo nas estradinhas e dá para aproveitar mais as praias.
No norte:
– Fiskardo. Originalmente uma vila de pescadores, hoje está tomada por barcos e iates que ancoram no seu pequeno porto. É conhecida como a Saint Tropez da Grécia.
– Assos – pequena cidade com casas coloridas e as ruínas de um castelo no alto do morro. Lugar ideal para quem busca paz, simplicidade e tranquilidade.
No centro (lado oeste):
– Agia Effimia – vilarejo tradicional com um porto cheio de iates ancorados (especialmente na alta temporada). Apesar disso, continua mais calma e com menos turistas que Fiskardo.
– Sami – segunda maior cidade, depois de Argostoli, e um dos principais portos de Kefalonia.
No sul:
– Argostoli. Esta cidade é a capital da ilha e conta com um bom comércio e muitas opções de hospedagem.
Outras praias
– Praias de Makris Gialos e Platis Gialos – praias de areias, ficam a quatro quilômetros Argostoli. Makris atrai mais os jovens e as famílias. Tem bar e restaurante.
– Praia de Xi (ou Ksi) – possui uma característica única que é a sua areia avermelhada. Fica a 40 quilômetros da capital Argostoli. Tem estrutura de guarda sol e espreguiçadeira, bar e restaurante.
– Praia de Skala – praia longa no sul da ilha, com mistura de areia e pedrinhas. Boa para snorkel. Perto, na estrada, há restaurantes.
– Praia de Lourdas – praia de areia, com barracas e espreguiçadeiras para alugar. Lá se encontram também restaurantes, bares e um mini mercado.
Dicas das Bellas:
– O transporte público na Ilha de Kefalonia não é muito frequente e nem vai a todas as praias. Para consultar as linhas existentes e os horários, clique aqui.
– Na nossa opinião, alugar um carro é a melhor opção para se deslocar pela ilha sem perder muito tempo.
– As estradas são bem estreitas, com muitas subidas e descidas, e curvas bem fechadas.
– Preste atenção ao planejar e escolher as praias. Algumas são de difícil acesso. Recomendamos escolher no máximo três praias por dia.
– Não deixe de experimentar os vinhos locais, especialmente o famoso Robola.
– Dá para fazer excursão de um dia à Ilha de Ithaca. Os barcos partem dos portos de Agia Efimia, Fiskardo ou de Sami.
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:
Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva, mas só pode ser usado uma vez.
- DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
- DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
- DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
- DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
- DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
- PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
Vai viajar? Veja outros posts com dicas pré-viagem das Bellas:
Como fazer mala – dicas valiosas para qualquer destino
Passaporte: saiba como tirar ou renovar o seu
Antes de viajar: o que você não pode esquecer
Vai viajar para a Grécia? Veja outro post com dicas para a Grécia:
Grécia: roteiro de 10 dias pelas Ilhas Jônicas
Paxos e Antipaxos: 3 dias em 2 ilhas gregas paradisíacas
Lefkada: o que fazer na ilha grega de praias azul neon