A ilha de Lefkada faz parte do grupo das ilhas Jônicas, na Grécia. Lefkada tem uma vantagem tremenda em relação a outras ilhas, pois está ligada ao continente por uma ponte móvel. Some-se a isso, o fato de que suas praias são belíssimas, com as águas mais azuis do mundo. Entre praia, natureza, tranquilidade e esportes aquáticos, que tal curtir todas essas coisas em Lefkada?

A ilha de Lefkada (Lefkas ou Lêucade) é famosa pelas suas praias deslumbrantes. Já recebeu o apelido de “Caribe Grego” por causa do tom azul neon do seu mar. Lefkada tem uma “vibe” relaxante que emana de todos os cantinhos da ilha, mas também oferece lugares incríveis para quem gosta de esportes aquáticos.

Mapa de Lefkada. Fonte: https://www.caingram.info/Greece/Pic_htm/lefkas_map.htm
Mapa de Lefkada. Fonte: https://www.caingram.info/Greece/Pic_htm/lefkas_map.htm

Dizem que o nome da ilha vem de “lefkos”, que significa “branco” em grego. Depois que conhecemos as praias dessa ilha, descobrimos que o nome se justifica. Quase todas as praias são cercadas por penhascos muito brancos que formam uma moldura perfeita para as águas incrivelmente azuis.

Nós passamos dois dias em Lefkada, mas reconhecemos que o ideal seria ficar mais tempo, de três a quatro dias. Para aproveitarmos melhor as prais de Lefkada, optamos por duas “bases”: uma no norte, em Agios Nikitas, e outra no sul, em Vasiliki.

Chegamos à ilha de Lefkada em um barco alugado na empresa Ionian Transfer & Cruises. Antes de Lefkada, conhecemos as ilhas de Paxos e Antipaxos, outras duas ilhas Jônicas. A nossa chegada à cidade de Lefkada (isso mesmo: a capital da ilha tem o mesmo nome) foi linda. Bem em frente ao porto está o forte veneziano de Santa Maura (Agia Maura), construído nos anos 1300, que parecia nos dar as boas-vindas.

Bem vindos à Lefkada - Forte Agia Maura
Bem vindos à Lefkada – Forte Agia Maura

Desembarcamos bem perto da ponte que liga a ilha ao continente. Trata-se de uma “causeway” ou ponte móvel flutuante. De lá fomos de táxi até a locadora. Como não queríamos depender do transporte público (não muito frequentes, nas ilhas), alugamos um carro em Lefkada e só o devolvemos na ilha de Zakynthos, nosso destino final.

Viagem no tempo: Monastério de Panagia Faneromeni

Saindo da cidade de Lefkada, a primeira parada foi no Monastério de Panagia Faneromeni. Localizado no alto de uma montanha, bem à beira do mar, o monastério leva seus visitantes a uma viagem no tempo.

O Monastério de Panagia Faneromeni sobreviveu a vários desastres naturais e hoje funciona mais como um museu do que como um monastério. Ali estão expostos documentos religiosos, esculturas, mosaicos bizantinos e itens de prata. Fica aberto diariamente das 8h às 14h e das 16h às 20h.

Mesmo que você não goste muito de museu, dê uma paradinha, pois o visual que se tem da Praia de Agios Ioannis, na parte de trás do monastério, é lindo demais!

Entrada do lindo Monastério de Panagia Faneromeni
Entrada do lindo Monastério de Panagia Faneromeni
Praia de Agios Ioannis vista do monastério
Praia de Agios Ioannis vista do monastério

Uma coisa que  não dá para fazer em Lefkada é ter pressa ao dirigir. Primeiro, porque há vários mirantes ao longo do caminho e, segundo, como a ilha é bem montanhosa, as estradas são estreitas e cheias de curvas. Por isso, fique atento e planeje bem os seus deslocamentos diários, pois pode levar um pouquinho mais de tempo do que o desejado.

Descobrimos isso rapidinho, pois o primeiro mirante, logo depois do Monastério de Panagia Faneromeni, foi o da Praia de Pfekoulia (10 quilômetros da capital). Da estrada já dá para ver (e fotografar) a praia lá em baixo. A gente se encantou logo de cara com esta praia. Longa, com areia e águas azul turquesa, ela fica bem cheia no verão, quando algumas tavernas abrem e disponibilizam barracas e espreguiçadeiras para alugar.

Vista da Praia de Pefkoulia
Vista da Praia de Pefkoulia

Após o check in no Santa Marina Hotel, no vilarejo de Agios Nikitas, partimos para curtir uma das mais famosas praias de Lefkada: a Milos (ou Mylos Beach). Distante 14 quilômetros da cidade de Lefkada, a Praia de Milos é ótima para quem curte natureza e tranquilidade. Tanta tranquilidade tem seu preço: não há espreguiçadeiras nem barracas para alugar por lá.

Para chegar à Praia de Milos, fomos até o centro de Agios Nikitas e, a partir da rua principal, dobramos à esquerda logo depois da Taverna Poseidon. Percorrendo uma pequena ruela, que logo se transformou em uma escadaria. Gastamos mais ou menos uns vinte minutos caminhando até chegar à praia. Não custa frisar que é uma trilha morro acima! Mas o nosso esforço foi plenamente recompensado: Milos Beach é linda demais, com aquela areia branca e mar azul, fosforescente, neon, enfim, difícil de descrever!

Praia de Milos: linda e tranquila!
Praia de Milos: linda e tranquila!

Depois da praia, hora das comprinhas em Agios Nikitas. Esta pequena vila de pescadores tem uma rua de pedestre com várias lojinhas e tavernas com as mesas no lado de fora.

No final da rua principal, fica a pequena Praia de Agios Nikitas. Só tivemos o trabalho de escolher um entre os vários bares, e ficar o resto da tarde tomando vinho e apreciando a vista.

Depois de uma tarde na praia, nada melhor do que assistir a um pôr do sol tomando um bom vinho (grego, é claro!) e se deliciando com a típica comida grega. O lugar escolhido foi o Anapsiktirio Restaurant na Praia de Kathisma.

Pôr do sol na Praia de Kathisma
Pôr do sol na Praia de Kathisma

A Praia de Kathisma, uma das maiores de Lefkada em extensão, tem areias claras (uma das poucas, pois o resto é com pedrinhas) e uma estrutura muito boa. É de fácil acesso e há vários beach clubes ao longo da praia, muitos deles com piscina.

Duas “bases” na Ilha de Lefkada

No segundo dia, saímos do Santa Marina Hotel logo depois do café e pegamos a estrada rumo a Vasiliki, no sul da ilha de Lefkada.

Apesar da distância entre Agios Nikitas e Vasiliki ser de apenas 27 quilômetros, nós levamos mais de uma hora. Na estrada até Vasiliki, passamos por algumas barraquinhas que vendiam mel, azeite artesanal e azeitonas e não resistimos a dar uma paradinha para experimentar e comprar esses produtos locais. Não dá para esquecer de falar que passamos um bom tempo admirando a paisagem.

Taverna Oasis: paradinha na estrada
Taverna Oasis: paradinha na estrada
A famosa praia de Porto Katsiki

A Praia de Porto Katsiki é uma das mais famosas de Lefkada. Portanto, é natural que fique cheia de turistas atraídos pelas águas azul neon cercadas por penhascos brancos, paredões que parecem querer engolir toda a praia. Pena que o acesso não seja dos mais fáceis. Rodamos quase uma hora de carro por estradinhas super estreitas e cheias de curvas. Ao chegar fomos direto para o mirante. A vista lá de cima  é realmente de tirar o fôlego. Fôlego necessário para descer (e depois subir) os mais de cem degraus até chegar à praia.

Durante a alta estação é bom chegar cedo (antes das 10h), pois o estacionamento lota rapidinho. Na parte de cima ficam alguns quiosques que vendem lanches e bebidas.

Praia de Porto Katsiki e seus 100 degraus!
Praia de Porto Katsiki e seus 100 degraus!
Praia de Agiofili: esforço recompensado

A segunda praia do dia foi a de Agiofili. Ela fica perto de Vasiliki, mas a estrada de terra é bem ruim. Além disso, tivemos que percorrer por mais ou menos meia hora uma trilha cheia de pedras com direito a uma escadaria gigante até chegar à praia. A Praia de Agiofili é boa para as crianças, pois não é funda, mas não tem estrutura, o que significa que tem que levar lanches e bebidas. Agora vamos ao lado bom: é uma praia lindíssima, com águas azul turquesa e as onipresentes pedrinhas brancas.

Praia de Agiofili: acesso difícil, visual compensador!
Praia de Agiofili: acesso difícil, visual compensador!

Como já falamos, o nosso segundo hotel na ilha grega de Lefkada foi na cidade de Vasiliki. Bem novinho (inaugurado em 2015), o Grand TheoNI Hotel Suites & Spa é bem espaçoso, muito confortável e bem localizado. Sem falar do lindo visual que se tem dos quartos.

À tarde aproveitamos para passear e conhecer o centrinho de Vasiliki. Apesar de pequena, Vasiliki tem vários bares e restaurantes à beira da marina, que ficam bem animados à noite.

Para jantar, o lugar escolhido foi o Miramare Restaurant. Este restaurante é especializado em frutos do mar e tem um atendimento bem simpático. E é bom avisar: as porções são bem grandes!

Próximo destino: ilha de Kefalonia

No dia seguinte, fomos para a ilha de Kefalonia. Como o porto de Vasiliki, em Lefkada, estava em obras, dirigimos por aproximadamente meia hora até o porto de Nydri, onde pegamos um ferryboat enorme, daqueles que transportam carro. Compramos os tíquetes na hora mesmo, em uma cabine que ficava bem em frente ao ferry. Pagamos 8,50 euros por pessoa e 40 euros pelo carro.

Quer saber o que fazer em Kefalonia? Quais as praias conhecer e onde ficar? Aguarde o nosso próximo post!

Como chegar à Ilha de Lefkada

– Acesso por carro ou ônibus: Lefkada é ligada ao continente por uma ponte flutuante. Por isso, é possível ir de Atenas até Lefkada de carro, gastando mais ou menos 4 horas (360 quilômetros). Há ônibus direto de Atenas até a cidade de Lefkada que leva 5 horas e custa 33,90 euros, pela empresa Ktel Lefkadas.

– Acesso por barco: a partir das ilhas próximas. Pode-se, por exemplo, pegar um ferry em Kefalonia (porto de Fiskardo), pela empresa West Ferry. que leva aproximadamente duas horas. Os principais portos ficam em Lefkada (capital) e em Nydri (ou Nidri). Quando fomos, o porto de Vasiliki ainda estava em obras. Existe ainda, a opção de alugar um barco, como nós fizemos na ilha de Paxos, com a empresa Ionian Transfer & Cruises.

– Acesso por avião: o aeroporto mais próximo é o Aktion National Airport que fica em Preveza, no continente, a 15 quilômetros (mais ou menos meia hora de carro) da cidade de Lefkada.

Para mais informações, clique aqui.

Transporte na ilha

Como o transporte público é muito precário, recomendamos alugar um carro ou moto. Lembrando que a ilha é bem montanhosa, as estradas são estreitas e cheias de curvas.

A Ktel é a empresa de ônibus que opera na ilha. É bom lembrar que a frequência é menor nos domingos, feriados e na hora da “siesta” (entre 14h e 18h). Para mais informações, clique aqui.

Onde é melhor ficar na Ilha de Lefkada?

A costa oeste da ilha é menos turística. As melhores opções ficam no norte e no sul da ilha.

  • No Norte:
    • Agios Nikitas – cidadezinha litorânea fofa e charmosa, composta basicamente de uma rua de pedestres cheia de lojinhas e tavernas. Ao final da rua principal fica uma baía circundada de falésias brancas;
    • Cidade de Lefkadas – cidade mais cosmopolita, é o centro administrativo da ilha.
  • No Sul (com mais praias, boa opção para quem gosta de esportes aquáticos):
    • Vasiliki –  o vilarejo possui um pequeno porto bem pitoresco. Tem se tornado muito popular nos últimos anos. Localização ideal para os apaixonados por esportes aquáticos;
    • Athani – vilarejo com vista para o mar, bom para quem quer aproveitar as praias mais próximas, como Porto Katsiki;
    • Nydri (ou Nidri) – era originalmente uma vila de pescadores e hoje é uma cidade mais agitada, com bares, restaurantes e boa oferta de acomodações e uma marina bem moderna. Fica a 18 quilômetros da capital, no lado leste da ilha.
Outras praias

Se você tiver mais tempo na ilha, há outras prais lindas que merecem ser conhecidas:

  •  Egremni – esta praia de dois quilômetros de extensão está fechada desde 2015, quando um terremoto  destruiu o acesso feito de 350 degraus. Hoje em dia só dá para chegar de barcos. As autoridades locais estão planejando reabri-la ainda em 2019, depois que concluírem a construção de uma escada de metal.
  •  Agios Ioannis – é uma praia bem próxima da cidade de Lefkada. Como ventos frequentes, é boa para quem gosta de kitesurf e outros esportes aquáticos. É possível alugar barraca e espreguiçadeira por lá. À esquerda da praia fica a Igreja de Agios Ioannis Antzoulis;
  • Mikros Gialos  – praia pequena, de pedrinhas brancas, com águas verde esmeralda.
  • Gialos – praia bonita e longa, cercada por penhascos. O acesso é feito por uma estradinha cheia de curvas.
Praias azul neon pedem óculos escuros

Para proteger nossos olhos, durante a viagem, optamos pelos óculos de sol super estilosos, charmosos e modernos da Colorado Faschion Optical. No caso da Beth, ela ainda trocou as lentes e mandou colocar grau. Ficou muito prático e combinou com tudo.

Na Grécia, com os óculos da Colorado Fashion Optical
Na Grécia, com os óculos da Colorado Fashion Optical
Em Lefkada com os óculos da Colorado Fashion Optical
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK. 
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK. 
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
Vai viajar? Veja outros posts com dicas pré-viagem das Bellas:

Como fazer mala – dicas valiosas para qualquer destino

Passaporte: saiba como tirar ou renovar o seu

Antes de viajar: o que você não pode esquecer

Vai viajar para a Grécia? Veja outro post com dicas para a Grécia:

Grécia: roteiro de 10 dias pelas Ilhas Jônicas

Paxos e Antipaxos: 3 dias em 2 ilhas gregas paradisíacas

COMENTE:

Gostou do post? Deixe um comentário aqui embaixo.

Se tiver alguma pergunta teremos prazer em ajudar.

 

(Visited 1.567 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Paulo 20 de fevereiro de 2020 at 15:53

    Ola, tudo bem? Adorei o relato e pretendo fazer um roteiro bem parecido. No texto vcs comentam que alugaram o carro em Lefkada e devolveram em Zakynthos. Qual locadora vcs usaram? Houve taxa de one-way? Estou cotando e está sendo cobrado em média 300 euros pra fazer isso, se tornando inviável. Porém, ao mesmo é bastante incomodo ficar alugando e desalugando carro em cada ilha que visitamos, fora que normalmente é necessário alugar em um ponto norte e devolver em um ponto sul. Poderiam passar os valores e locadora escolhida? Obrigado!

    Reply
    1. Elizabeth Santos 20 de fevereiro de 2020 at 17:41

      Oi, Paulo. Que bom que você gostou do nosso post! Temos certeza de que você vai amar a Grécia. Nós usamos a locadora Avis e, apesar de ser comum a cobrança da taxa de one-way, nós não tivemos que pagar. Como alugamos uma van, pagamos um pouco mais caro do que se tivéssemos optado por um carro comum. Gostaríamos de sugerir que você fizesse uma pesquisa de preços na Rentalcars, assim teria uma ideia melhor dos valores das diárias do carro escolhido. Boa viagem!

      Reply

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *