Quando for a Viena não deixe de fazer uma visita aos palácios imperiais. É uma atração imperdível. O Palácio de Schönbrunn, por exemplo, tem um gostinho especial para os brasileiros, pois foi nele que nasceu a Imperatriz Leopoldina. Ver seu retrato em um dos aposentos é muito emocionante!

VIENA: CIDADE IMPERIAL

Viena sempre esteve na nossa imaginação como uma cidade elegante, cheia de palácios, museus e lugares chiques. Quando chegamos, vimos que ela era muito mais do que isso. Viena tem atrações para todos os gostos.

Neste post vamos falar dos palácios imperiais. Visitar a cidade sem conhecer pelo menos um é imperdoável!

Além disso, imagine a emoção que é conhecer pessoalmente o lugar onde viveu a Imperatriz Sissi e onde nasceu a Imperatriz Leopoldina! A nossa Maria Leopoldina, nas cartas que escreveu à irmã, falava com muita saudade do Schönbrunn, palácio austríaco onde passou a infância.

Ela descrevia as idas ao teatro, os passeios pelos jardins e os lugares da sua infância e adolescência. Claro que ficamos muito curiosas em conhecer esse palácio onde a nossa imperatriz foi tão feliz.

Imagine o tamanho do Palácio Schonbrunn, com mais de mil quartos!
Imagine o tamanho do Palácio Schonbrunn, com mais de mil quartos!
Família imperial

Família Habsburg subiu ao trono em 1278 e só foi destituída em 1918, com a Primeira Guerra Mundial. Viena era a capital do poderoso Império Austro-Húngaro, que ia do norte da Itália até o Leste Europeu, e era uma das mais importantes cidades do mundo durante todo o período.

Ainda hoje a capital austríaca reflete esta herança imperial. Basta caminhar pelo centro para “tropeçar” nos jardins, monumentos e igrejas construídos a mando dos imperadores.

Mas entre tantas atrações, os três palácios imperiais tem um merecido destaque. Os palácios Hofburg, Schönbrunn e Belvedere serviram de residência para a corte ao longo de todo o reinado dos Habsburg.

Schönbrunn: o mais bonito palácio imperial da Áustria!
Schönbrunn: o mais bonito palácio imperial da Áustria!
PALÁCIO SCHÖNBRUNN

O Palácio Schöbrunn foi, na nossa opinião, o mais encantador e o mais lindo palácio de Viena. Foi a residência imperial de verão dos Habsburg por 600 anos!

Foi erguido entre 1696 e 1730, a mando de Leopoldo I, e projetado para ser grandioso a ponto de superar em tamanho e em suntuosidade o palácio de Versalhes. Seria uma forma de dizer a Napoleão Bonaparte que a Áustria era superior à França.

O projeto só foi interrompido e reduzido durante o reinado da imperatriz Maria Teresa, que se conciliou com a França e não era mais necessário “fazer pirraça” aos franceses.

Logo na entrada do palácio dá para ver que ele merece o nome que tem, já que Schönbrunn significa “fonte bela”. A sua grandiosidade também é logo notada, pois ele não cabe nas selfies!

O Schonbrunn tem uma fonte linda logo na entrada
O Schonbrunn tem uma fonte linda logo na entrada
O lugar onde nasceu a nossa Imperatriz Leopoldina

Este Patrimônio Cultural da Humanidade tem mais de 1.400 quartos! Mas só 40 podem ser visitados. O tour é muito bacana e dá para ter uma bela ideia de como era a vida na época.

Por isso, aproveite bem a sua visita reparando em todos os detalhes da decoração, os lustres de cristal e as pinturas (afrescos) que cobrem boa parte das paredes.

Observe com mais atenção o Quarto de Audiência do Imperador, o Salão da Imperatriz Elizabeth (Sissi), o banheiro do Francisco José e a Sala dos Espelhos, onde Mozart tocou para a rainha Maria Teresa, em 1762, quando ainda era uma criança de seis anos.

Mas não saia de lá sem parar, nem que seja só um minuto, diante da pintura da Imperatriz Leopoldina. Será uma bela homenagem a esta mulher extraordinária, que viveu neste palácio e teve de deixar tudo para trás quando foi enviada ao Brasil para se casar com Dom Pedro I. O casamento foi um acordo para manter boas relações internacionais na época.

Pena que é proibido fotografar dentro do Palácio Schonbrunn!
Pena que é proibido fotografar dentro do Palácio Schonbrunn!
Conhecendo o Palácio Schönbrunn

Além do palácio em si, o complexo tem outras 15 atrações. Dá pra passar o dia inteiro!

Entre elas, o Zoológico de Vienna (o maior zoo particular da Europa); os labirintos do jardim, chamados Irrgarten, a Palm House ou Casa das Palmeiras (a estrutura é de 1883) e  a Imperial Carriage Museum Vienna, uma coleção de carruagens.

Gloriette: refúgio da imperatriz no Palácio Schonbrunn.
Gloriette: refúgio da imperatriz no Palácio Schonbrunn.

Se tiver tempo, aproveite para passear pelos jardins e ir até o Café Gloriette, um mirante de onde se pode ver a cidade. Era o refúgio de Sissi, que aproveitava para descansar longe dos olhares da corte. Hoje tem um café ali.

DICAS DAS BELAS

– Mesmo que não queira comprar os tickets online para o Palácio Schönbrunn, vale a pena entrar no site (www.imperial-austria.at),e já ir escolhendo o melhor ticket, aquele que vai se adaptar ao tempo disponível para a visita. São vários combos com as diferentes atrações,  e você pode optar por quais quer visitar.

– O Gloriette é lindo, mas fica no alto de uma colina, então é bom ir preparado para uma boa caminhada “morro acima”.

– O complexo é tão grande que um trenzinho passa pelos jardins e leva às outras atrações.

– Não é permitido filmar nem fotografar dentro dos palácios.

Endereço: Scholosstrasse, 13

– Funcionamento: diariamente, de novembro a março: das 8h às 17; de abril a junho: das 8h às 17h30; julho e agosto: das 8h30 às 18h30.

Fazendo graça nos jardins do Schonbrunn.
Fazendo graça nos jardins do Schonbrunn.
PALÁCIO HOFBURG

O Palácio Hofburg fica no centro histórico de Viena. Pode-se dizer que Hofburg é uma cidade dentro da cidade. Inicialmente era uma pequena fortaleza do século XIII, que foi sendo ampliada com prédios construídos em diferentes estilos arquitetônicos, do medieval ao gótico (passando pelo barroco, rococó e renascentista).

Ele tem cerca de 2.600 dependências, distribuídas em 18 alas. Foi residência de inverno da dinastia dos Habsburg por mais de 600 anos. Uma curiosidade do palácio: foi lá que nasceu Maria Antonieta, em 1755.

Estão no Hofburg os antigos apartamentos imperiais e a ala dedicada aos pertences da imperatriz Elizabeth da Bavária, a Sissi, uma das figuras mais carismáticas da história austríaca. Ela nunca se adaptou aos protocolos da época e revolucionou alguns hábitos da corte com sua independência.

Palácio Hofburg: maravilha imperial
Palácio Hofburg: maravilha imperial
Conhecendo o Palácio Hofburg por dentro

Durante o tour pelo palácio, vimos o vagão de trem de luxo que Sissi usava em suas viagens pela Europa. A academia de ginástica que ela criou, novidade na época. Uma escultura em tamanho natural, onde chama atenção a sua finíssima cintura de apenas 50 centímetros, mantida até a sua morte aos sessenta e um anos de idade.

Além disso, são salas e mais salas onde estão preservados o tesouro imperial.

A Câmara de Prata reúne as refinadas louças e pratarias usadas pela família real durante os banquetes. São objetos magníficos em ouro, prata e porcelana.

Os aposentos do imperador Francisco José (1830-1916) e de sua amada Imperatriz Elizabeth – a Sissi (1837-1898), foram restaurados ao longo dos anos e hoje são de tirar o fôlego. Os Apartamentos Imperiais mostram muito da opulência da época, mas também do dia a dia de Sissi: o modo como cuidava dos longos cabelos, onde tomava banho e onde se exercitava e estudava.

Nas escadarias do Palácio Hofburg
Nas escadarias do Palácio Hofburg

Nos aposentos do Imperador Francisco José (1830-1916), os olhos dos visitantes são atraídos para a pintura mais famosa de Sissi, em que ela exibe os longos cabelos castanhos caídos sobre um vestido branco.

Ao final do tour, saímos com a impressão de conhecer esta mulher de personalidade e hábitos admiráveis. Durante toda a sua vida ela foi obcecada por dieta e muito famosa por sua beleza.

Endereço: Michaelerplatz, 1

Site: www.hofburg-wien.at

Horário de funcionamento: diariamente, de 9h às 17h30 (em julho e agosto vai até as 18h), mas  última entrada é às 16h30 e 17h, respectivamente.

Palácio Hofburg: complexo que era quase uma cidade
Palácio Hofburg: complexo que era quase uma cidade
DICAS DAS BELLAS:

– Tivemos muitas dúvidas na hora de escolher os ingressos, pois só tínhamos uma manhã para visitar o Palácio Schönbrunn. Há tickets combinados que incluem o Museu da Sissi, a Coleção de Prataria (Silver Collection) e os Apartamentos Imperiais por 13,90 euros por pessoa (adulto).

–  Outro combo inclui o Palácio Hofburg, a Coleção de Móveis Imperiais e o Palácio Schönbrunn, por 29,90 euros por pessoa. Vale a pena entrar no site www.hofburg-wien.at, pesquisar e verificar qual o melhor para você, dentro do tempo disponível para a visita.

VIENNA CITY CARD

Como usamos o Vienna City Card, tivemos desconto nos ingressos. Pagamos 27 euros pela visita aos dois palácios, ingresso que dava direito também aos aposentos imperiais, à coleção de prataria e porcelana e aos aposentos de Sissi.

Vienna City Card dá direito a descontos em mais de 210 atrações turísticas, como museus, concertos, teatros, lojas e restaurantes.

Existem dois tipos básicos: o vermelho (red), que inclui a rede de transportes públicos e o branco (white), que inclui o hop-on-hop-off (ônibus turístico) e o walk tour à noite. Dependendo de quanto tempo você vai passar na cidade, dá para escolher os de 24, 48 ou 72 horas. Para mais informações: www.viennacitycard.at.

O Vienna City Card facilita a visita à cidade
O Vienna City Card facilita a visita à cidade
COMO CHEGAR AOS PALÁCIOS

O Palácio Schonbrunn fica a 5km do centro de Viena. Para chegar até ele são só 10 minutos de metrô.

O Palácio Hofburg fica no centro da cidade e é facilmente acessado a pé.

A Áustria foi a primeira parada de nossa roadtrip pela Europa. De Salzburg fomos a Hallstatt, passamos pelo mirante Five Fingers, na montanha Dachstein Krippenstein, e seguimos para Viena. Percorremos 288 km, distância entre as duas cidades, pela Auto Estrada A1.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

Tourist Information Offices: na Albertinaplatz (Maysedergasse, 1010; das 9 às 19h, diariamente), na Main Station (Hauptbahnhof) (9 às 19h, diariamente) e no Aeroporto Internacional de Viena (das 7 às 22h, diariamente).

Site: www.vienna.info – não deixe de consultar antes de sua viagem para Viena. Oferece dicas em 13 línguas, roteiros e calendário de eventos.

www.b2b.vienna.info – serviços de turismo.

Passe horas maravilhosas nos jardins do Palácio Schonbrunn
Passe horas maravilhosas nos jardins do Palácio Schonbrunn
VAI PARA A ÁUSTRIA?  OUTROS POSTS DESSA ROADTRIP:

Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu

Salzburg: o que fazer em 1 dia na cidade de Mozart

Hallstatt: um dia na vila mais charmosa da Áustria

Gosausee: o lago mais bonito e fotogênico da Áustria

Five Fingers: o mirante mais espetacular da Áustria

(Visited 730 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *