Vai para a Alemanha? Então você precisa conhecer Stuttgart! A cidade do automóvel combina história com modernidade e tem uma festa da cerveja tão animada quanto a Oktoberfest!

Stuttgart é super charmosa

Muita gente nem pensa em colocar Stuttgart em seu roteiro turístico pela Alemanha. Será porque Stuttgart não costuma aparecer em posts sobre destinos no país? Ou tem a ver com a língua alemã, que é um pouquinho assustadora para os brasileiros?

Para ajudar você a superar estes receios e incentivar a conhecer a cidade, vamos contar o que fizemos nos dois dias que passamos em Stuttgart. A cidade é grande e é considerada o “berço do automóvel”. Cheia de áreas verdes, Stuttgart tem um centro histórico muito charmoso, com direito a prédios bem modernos e vários museus.

Não podemos negar que o nosso interesse principal era a festa da cerveja que acontece todo ano na cidade. Mas, como boas viajantes, separamos um tempo para passear em Stuttgart, ponto de partida para a nossa road trip pelo Leste Europeu.

Praça principal no centro de Stuttgart

ROTEIRO EM STUTTGART – PRIMEIRO DIA

Ponto de partida

Começamos o nosso passeio no Escritório de Turismo (i-Punkt), que fica no início da avenida Konigstrasse. Lá, pegamos mapas, informações sobre Stuttgart e tiramos dúvidas sobre o StuttCard, uma espécie de passaporte que oferece entrada gratuita nos museus e outros pontos turísticos, além de descontos em lojas, espetáculos e restaurante.

A lojinha do i-Punkt é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e os famosos chocolates da Ritter Sport.

Um passeio pelo centro na Schlossplatz

Para chegar até a Schlossplatz (Praça do Castelo), que é uma das praças mais bonitas da Europa, com um conjunto arquitetônico que impressiona, fomos andando pela Konigstrasse. Esta avenida é um paraíso das compras e desde 1977 possui um trecho só para pedestres. Como olhar não custa nada, aproveitamos para ver as vitrines de lojas que vão desde marcas populares até as mais luxuosas.

Chegando à Schlossplatz, vimos mais ao fundo o Neues Schloss (Novo Castelo), que não é tão novo como o nome pode sugerir. O local era residência da família real Wurttemberg e foi construído entre 1744 e 1793, inspirado em Versailles. Algumas alas do castelo abrigam atualmente ministérios do governo.

Do lado direito do Novo Castelo fica o Altes Schloss (Velho Castelo). Este sim merece o nome que tem, já que o castelo existe desde 1325. O prédio foi reformado várias vezes e chegou a ser parcialmente destruído por bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1948, abriga o Landesmuseum Württemberg, museu fundado no século XIX.

No centro da Schlossplatz está a coluna Jubiläumssäule, com a Deusa Concórdia no alto. Foi construída em 1846 para comemorar os 25 anos do reinado de Guilherme I de Wurttemberg.

Coluna Jubiläumssäule com a Deusa Concórdia em Stuttgart

Ainda na praça, chama muita atenção o imenso cubo de vidro que abriga o Kuntsmuseum. Este museu de arte moderna, inaugurado em 2005, forma um contraste interessante com os outros edifícios da praça, todos bem antigos, e fica fantástico à noite por causa da iluminação no seu interior.

Pausa para o almoço

O centro de Stuttgart tem muito mais coisas, mas decidimos deixar o resto para o dia seguinte e aproveitar para almoçar com calma na Cervejaria Brauhaus Schoenbuch, que fica bem perto da Konigstrasse. Escolhemos pratos tradicionais da Alemanha: Eisbein (joelho de porco cozido), Spätzle (um macarrão em formato pequeno servido com o queijo Käsespätzle) e Schnitzel (bife à milanesa).

Cervejaria Brauhaus Schoenbuch - só coisa boa!
Cervejaria Brauhaus Schoenbuch – só coisa boa!

Depois do almoço pegamos o metrô (Linha S1) para o visitar o museu da Mercedes-Benz.

MERCEDES-BENZ MUSEUM

Mesmo para quem não é muito fã de automóveis, o Museu da Mercedes-Benz é imperdível. O prédio é uma atração por si só: cheio de curvas e revestimento metálico. Bem futurístico.

Museu da Mercedes-Benz: imperdível!

A visita começa pegando um elevador que nos leva 34 metros acima. Descendo os nove andares, fizemos uma viagem pela história do automóvel, desde o ano de 1886, quando Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o carro, passando pelos automóveis dos famosos (entre eles o Papamóvel), pelos “flechas de prata” dos anos 50, pelos caminhões e ônibus, até chegar aos carros de corrida e aos veículos projetados para o futuro.

Uma lenda da indústria automobilística no museu da Mercedes-Benz

Claro que no final passamos pela lojinha, no térreo.

Endereço: Mercedesstrass, 100

Horário: das 9h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado nas segunda-feira.

Preço: € 10.00

Site: mercedes-benz.com/museum

Raridades no acervo do museu da Mercedes-Benz
Uma viagem no tempo pela indústria automobilística
Espaço também para o que a Mercedes-Benz faz de mais avançado
Cannstatter Volksfest: a Oktoberfest de Stuttgart

E a diversão continuou na Cannstatter Volksfest de Stuttgart. Ficamos tão apaixonados pela festa que decidimos ir nas duas noites em que ficamos na cidade.

A Cannstatter Volksfest é a festa da cerveja de Stuttgart. E uma das mais animadas e típicas que já vimos. Na nossa opinião, ganha da Oktoberfest de Munique!

Animação o tempo todo na Cannstatter Volksfest

E o melhor da festa nem é a cerveja! Tem muita comida alemã, música, dança e vários brinquedos, daqueles de parques de diversão, como trem fantasma, tiro ao alvo e roda gigante. Ah, e se você não é muito fã de cerveja, alguns quiosques servem vinho também!

Em 2018, a Cannstater completou 200 anos e recebeu mais de 4 milhões de pessoas no espaço gigantesco (o Neckarpark Stuttgart), durante as três semanas de festa (de 24 de setembro a 14 de outubro).

São nove tendas de cervejarias locais (7 grandes e 2 menores, com menos de 500 lugares), além de quiosques que vendem comida, doces e vários outros produtos. Dá para beber e se divertir muito.

Mesmo tendo muita coisa para ver e fazer no espaço da festa, é nas tendas que rola maior parte da agitação. Elas ficam lotadas o tempo todo. Sabendo disso, fizemos uma reserva ainda no Brasil, pelo site www.cannstatter-volksfest.de Em quase todas as tendas, as reservas são feitas para número exatos de pessoas (5 ou 10), e tivemos uma certa dificuldade com isso. De qualquer forma, as tendas não cobram entrada e dá para curtir todas elas.

Tem até roda gigante na Cannstatter Volksfest
Lá de cima dá pra ter uma ideia do tamanho dessa festa
Nossas dicas:

– As tendas maiores são mais animadas e mais cheias. Na segunda noite ficamos na tenda Cannstatter Oberamt e reparamos que o público era mais “calmo”.

– Reserve lugar nas tendas com antecedência (tipo um ano!), ou chegue muito cedo. As tendas abrem ao meio dia nos dias de semana e às 11h aos sábados e domingos. Se você achar muito cedo para tomar uma, lembre-se que sempre é final do dia em algum lugar no mundo. E, na Alemanha, não é pecado tomar cerveja tão cedo!

– Se quiser se sentir como um local, use as roupas típicas. As mulheres vão de dirndl: um vestido com corpete e blusa de mangas bufantes. Já os homens vestem o lederhosen, um bermudão de couro com suspensório e uma camisa quadriculada.

– Não se importe se no meio da festa uma pessoa que você nunca viu antes bater a caneca de cerveja na sua ao som de “Prost”.

– É uma festa muito segura. Por exemplo: você com certeza não verá nenhuma briga, pois os “alteradinhos” são logo convidados a se retirar do lugar.

– Em quase todas as tendas, a cerveja é servida em canecas de um litro. Não se abre uma conta para a mesa. O cliente paga na hora em que o pedido (bebida ou comida) for entregue.

– No site da festa há todo tipo de informação sobre como chegar ao local. Nós fomos de U-bahn (metrô) e descemos na estação Cannstatter Wassen, praticamente dentro da festa.

– Há um estacionamento no local, mas como é difícil resistir a uma cervejinha alemã, achamos melhor usar o transporte público.

– Um aviso importante: nunca, em nenhuma ocasião, chame a Cannstatter de Oktoberfest. A Cannstatter é em Stuttgart e a Oktoberfest é em Munique. Os moradores locais não gostam e você pode arranjar uma briga feia.

– Na época em que viajamos, o Uber ainda não havia chegado em Stuttgart (novembro de 2018).

As tendas de doces são lindas de tão coloridas

ROTEIRO EM STUTTGART – SEGUNDO DIA

O mercadão de Stuttgart

Começamos o roteiro do segundo dia na Schlossplatz. Antes de chegarmos ao Markthalle – o mercadão coberto da cidade, passamos por uma feira na Schillerplatz, que tem esse nome em homenagem ao poeta e historiador Friedrich Schiller, cuja estátua está no meio da praça.

A gente ama as feiras de rua da cidade - uma boa forma de conhecer os produtos locais
A gente ama as feiras de rua da cidade – uma boa forma de conhecer os produtos locais

O Markthalle é um destino gourmet e as suas barracas vendem de tudo: carne, queijo, vegetais, vinho e flores, produtos orgânicos, e comidas exóticas. Mesmo para quem não tem intenção de comprar nada, é uma delícia ficar passeando pelos corredores, sentindo todos aqueles cheiros e enchendo os olhos com os detalhes da arquitetura.

Uma perdição completa esse mercado!

Ele foi construído entre 1911 e 1914 em estilo Art Nouveau, para substituir um armazém que fora demolido em 1864. Mas, desde 1300, ali já tinha um mercado.

– Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 7h30 às 18h30 e sábados das 7h às 17h.

– Endereço: Dorotheenstraße, 4

Queijos de todos os tipos no Markthalle
Um paraíso para quem gosta de carnes e frios
Um tour pelos prédios históricos

Passamos ainda pela Stiftskirche. Esta igreja evangélica tem uma longa história de construção e reconstrução, desde o Século X, mas ficou famosa mesmo pelo órgão, um dos melhores do mundo.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 10h às 19h; sexta e sábado 10 às 16h. Domingo após a missa até as 18h.

Endereço: Stiftstrasse, 12

Voltamos a atravessar a Schlossplatz em direção ao Staatstheater (Teatro Nacional). O prédio, construído entre 1909 e 1912, é famoso pelos espetáculos que acontecem ali, especialmente pelo Balé de Stuttgart.

Almoço pelo centro

Stuttgart é conhecida pela grande quantidade de área verde e, para conhecer pelo menos uma delas, fomos passear pelo Oberer Schossgarten (jardins do palácio). É uma área linda, com muito espaço para piquenique e para pegar um sol (durante o verão, naturalmente) em volta do lago Eckensee.

Já que estávamos por perto da Konigstrasse, fomos almoçar no Ochs’n Willi Restaurante (Kleiner Schlossplatz, 4). O restaurante é especializado em carnes de porco e comida alemã, mas rola também um buffet de salada. O melhor é que tem menu em inglês, o que facilita um pouco. Para nós ficou sendo o restaurante da vaquinha, por causa da sua logomarca.

Outra opção na mesma área é o restaurante Block House (Arnulf-Klett-Platz, 3).

As cores do outono deixam Stuttgart ainda mais linda
Porsche Museum

Um pouco mais distante do centro da cidade fica o Porsche Museum. Apesar de ser menor do que o da Mercedes, o museu da Porsche é igualmente famoso.

Usamos o trem de superfície, o S-bahn, linha 6 em direção a Leonberg/Weil, e rapidinho chegamos à estação Stuttgart-Neuwirtshaus/Porscheplatz. Ao descer do trem e atravessar a rua já vai dá para ver os três Porsches suspensos.

Não tem como errar: vocë chegou ao Museu da Porsche
Olha que carro lindo na entrada do museu!

O museu foi remodelado em 2009 e conta a história da marca, da origem até os dias atuais, com destaque para as muitas inovações da Porsche. Entre as coisas que mais nos chamaram a atenção foi a história do Volkswagen, o nosso fusca. O carrinho foi desenvolvido por Ferdinand Porsche para atender a uma solicitação de Adolf Hitler que queria um carro (wagen) para o povo (volks).

O velho fusquinha no Museu da Porsche

Não precisa ser muito fã, para gostar deste museu. Nós, por exemplo, adoramos a parte em que pudemos nos divertir com os painéis interativos que contam a história da marca e as instalações para ouvir os roncos dos motores.

Horário: de terça a domingo das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Ingressos a €8,00

Endereço: Porschestraße 1

Logo na entrada, a comemoração dos 70 anos da Porsche
A história da Porsche do início aos protótipos mais recentes
Cannstatter – mais uma noite de festa

Do Porsche Museum formos direto para Cannstatter Wasen, uma grande área às margens do rio Neckar que recebe a Cannstatter Volksfest. Não resistimos e lá estávamos nós, de novo! E plagiando a velha expressão: de tenda em tenda, para curtir mais que um festival da cerveja na Alemanha, uma verdadeira celebração à vida.

Vestida de acordo com a tradição
Roupas típicas da Cannstatter Volksfest
Também vale a pena visitar

Há vários outros pontos turísticos em Stuttgart, mas que ficarão para uma próxima viagem (já estão na lista!), como a  Fernsehturm, a primeira torre de TV do mundo e o seu Café Panorama; a Stadbibliothek Stuttgart (Biblioteca de Stuttgart); um passeio pelo bairro Bohnenviertel e as vinícolas de Stuttgart.

DICAS:

– Pegar o Hop On Hop Off (www.stuttgart-citytour.com). Bom para ir aos lugares distantes. Os tíquetes podem ser comprados no ônibus ou no escritório de turismo, na Kongstrasse, 1. Dá para escolher uma linha só (€15) ou as duas (verde e azul) (€25).

– Usar o StuttCard, o cartão de turismo da cidade oferece muitas vantagens como, por exemplo, descontos em diversos passeios e entrada grátis em museus. Já o StuttCard Plus dá para não pagar a passagem nos transportes público.

Não falta o que fazer na Canstatter Volksfest
HOTÉIS:

– Novum Hotel Ricker Stuttgart Hauptbahnhof. Ainda que não seja novo e seus quartos sejam pequenos e sem frigobar, é uma excelente opção para quem prioriza localização, pois fica bem perto do centro e de uma estação de metrô.

– MK Hotel Stuttgart. Mesmo sendo um pouquinho distante do centro, o hotel tem um bom custo-benefício, pois é novo e seus quartos são bem confortáveis e espaçosos.

Isso aí atrás é barraquinha de cachorro-quente!!
AGRADECIMENTO:

– Agradecemos o apoio recebido pelo Escritório de Turismo de Stuttgart.

OUTROS POSTS DESSA ROADTRIP
Vai para a Europa e pretende pegar o volante? Confira nosso post sobre os sistemas de pedágio no Leste Europeu
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

• DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
(Visited 938 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *