Para onde será sua próxima viagem? Brasileiros que tem respondido essa pergunta mostram uma tendência: quando a pandemia acabar, ou assim que se sentirem seguros, vão preferir viajar de carro, dentro do Brasil, e de preferência para lugares próximos. O Nordeste é o destino campeão. 

O resultado das pesquisas é bem compreensível. Com muitas fronteiras fechadas e o dólar super alto, o Brasil é a bola da vez do turismo. Hora de escolher entre as centenas de destinos domésticos que temos por aqui.

A insegurança com a viagem de avião também explica bastante a vontade dos brasileiros de optar pelo carro. Fica mais fácil de controlar a higienização e o distanciamento social. Com isso, nada melhor que escolher viagens mais curtas e confortáveis.

As pesquisas também mostram que os viajantes de 2020 querem destinos de natureza, onde possam evitar multidões e aglomerações. E uma parcela vai aproveitar para buscar o autoconhecimento e a reflexão em viagens mais tranquilas e relaxantes.

Com esse panorama, trouxemos algumas opções pra você!

O mar de Maragogi: cores belíssimas e água quente
O mar de Maragogi: cores belíssimas e água quente
MARAGOGI

É um verdadeiro paraíso! Água quentinha e transparente, mar lindo demais e um super sossego. Nem precisa ficar na cidade.
Basta escolher uma praia, a maioria tem hotel à beira-mar. Os próprios hotéis tem bares e restaurantes, o que faz da viagem uma experiência de curtir praia, boa comida e descanso.

Maragogi fica em Alagoas, mas tem acesso em menos de duas horas de carro tanto de Recife (PE) como de Maceió (AL)
A cidade também fica muito perto de Porto de Galinha, em Pernambuco. São só 110km.

Se animar em ir à cidade, a maior atração é o passeio às piscinas naturais. Basta contratar na hora na praia da cidade.

Nossa praia preferida é de Antunes, onde fizemos essas fotos. Ela é isolada e praticamente deserta, de mar calminho.
Ficamos na pousada Rangai, linda e super confortável. Dá pra levar a família e passar dias deliciosos.

Colhendo as uvas no Vale dos Vinhedos
Colhendo as uvas no Vale dos Vinhedos
VALE DOS VINHEDOS

Desavisados pensariam que chegaram à Europa. O Vale dos Vinhedos, na cidade gaúcha de Bento Gonçalvez, tem paisagem deslumbrantes, muita cultura, história, tradições e – de bônus – vinhos deliciosos produzidos pela vinícolas locais. O Vale dos Vinhedos é um lugar maravilhoso para se conhecer em qualquer época do ano. Mas na época da colheita, a vindima, de janeiro a março, é uma opção perfeita.

O Vale dos Vinhedos é formado pelas cidades gaúchas de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. A cidade de Bento Gonçalves fica a pouco mais de 2 horas de Porto Alegre (130 quilômetros) e pode servir de base para as visitas às outras cidades.

Dá pra passar dias e dias visitando as muitas vinícolas locais e degustando vinhos fantásticos. Tanto nas maiores, como a Miolo e a Aurora, como nas menores e familiares, como a fantástica Alma Única.

Tem matéria completa sobre o Vale dos Vinhedos nesse link aqui.

O visual europeu de Campos do Jordão
O visual europeu de Campos do Jordão
CAMPOS DO JORDÃO

Se quiser curtir friozinho, um bom lugar é Campos do Jordão. Em setembro, por exemplo, a mínima chega a 5ºC (á noite) e a máxima vai até 22ºC. Dá pra curtir sem congelar.

O visual da cidade é uma graça, bem na vibe européia. O centrinho da Vila Capivari, bairro do agito, tem muitos bares e restaurantes. A gastronomia é uma das maiores atrações de Campos do Jordão e em qualquer época do ano você encontra ótimas trutas, fondues e cervejas locais. Também pode se esbaldar nas lojas de chocolate!

Dá pra garimpar também algumas roupas de frio nas dezenas de lojas nos calçadões de pedestres de Capivari.

Se quiser agito, fique na Vila Capivari. Se procura sossego, pode optar pelos hotéis e pousadas com visual de montanha e fora do centro.

Campos do Jordão fica a 170 km de São Paulo, cerca de duas horas de carro. O aeroporto mais próximo é o de Guarulhos.

O que visitar: além do centrinho de Capivari e do passeio de teleférico, dali mesmo sai um trenzinho que percorre a cidade. Vale a pena o passeio. A cervejaria Baden Baden tem um tour pela fábrica e uma lojinha bem bacana. Para belas paisagens vá ao Pico do Itapeva, onde tem um mirante lindo! E ao parque Amantikir.
Fora isso, curta o clima e o romantismo da cidade!

Cachoeira do Escorrega: um clássico de Visconde de Mauá
Cachoeira do Escorrega: um clássico de Visconde de Mauá
VISCONDE DE MAUÁ

A região de Visconde de Mauá está incrível. São três vilas quase coladinhas: Mauá, Maringá e Maromba, num visual magnífico de montanha, bem pertinho do Rio de Janeiro.
Vegetação exuberante, rios e cachoeiras pra todos os lados, receita pra perder a noção do tempo. Mas tem muita coisa pra fazer nas três vilas e o tempo acaba voando.

Costumamos usar a vila de Maringá como base e a partir dela percorremos as cachoeiras maravilhosas da região. .
Maringá fica entre as vilas de Visconde de Mauá e Maromba. Elas são bem próximas, menos de dois quilômetros de distância. Dá pra conhecer as três no mesmo fim-de-semana.

A partir do Rio são cerca de 3 horas e meia até Maringá. A estrada a partir de Penedo já está asfaltada há alguns anos, o que facilitou muito a vida de quem dirige. Agora são 34 km de asfalto até Maringá.

A vila tem várias lojinhas de decoração, roupas, souvenirs e comidinhas locais, como geleias e queijos. Também tem vinhos, claro! São ótima companhia no frio da região de Visconde de Mauá. Na Vila de Maringá-MG fica a Alameda Gastronômica, a rua principal. Cheia de restaurantes, cafés e lojas de chocolate. Uma perdição pra qualquer dieta! A região também é super bem servida de pousadas, para todos os orçamentos.

Banho top nas cachoeiras de Pirenópolis
Banho top nas cachoeiras de Pirenópolis
PIRENÓPOLIS

Pirenópolis também é uma belíssima vila de interior, a menos de duas horas de Brasília. A cidade é uma graça e tem um Centro Histórico lindo. A rua principal é fechada para carros e lotada de bares e restaurantes excelentes. Na pracinha tem feira de artesanato aos fins-de-semana.

Há mais de 80 cachoeiras pelos arredores, a maioria com acesso fácil até de carro e várias com infraestrutura turística. Mas se você gosta de trilha e aventura, também vai encontrar muitas opções.

Pirenópolis é ótima para descansar num fim-de-semana ou para passar mais tempo e esquecer da vida cá fora.

A imensidão da Chapada dos Veadeiros
A imensidão da Chapada dos Veadeiros
CHAPADA DOS VEADEIROS

Você é daqueles que amam trilha e natureza? Se for, vai se encontrar na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Também bem pertinho de Brasília, menos de 3 horas. O ideal é ir de carro, de preferência 4 x 4, alto e com tração. São muitas cachoeiras dentro e fora do parque e algumas delas com terreno bastante acidentado.

A Chapada é realmente um paraíso e sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Se quiser saber mais sobre a Chapada, minha dica é esse link aqui, do blog da amiga Decolando com Dani. De quem aliás é essa bela foto.

MAIS INFORMAÇÕES

Se quiser mais informações sobre as pesquisas que mostram para onde os brasileiros vão preferir viajar depois da pandemia, clique nos links:

Ministério do Turismo

Panrotas 

(Visited 225 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *