Coloque Bratislava, capital da Eslováquia, no seu roteiro pelo Leste Europeu e aproveite todo o charme desta cidade às margens do rio Danúbio!

Joia do Leste Europeu

Bratislava, capital da Eslováquia, ficou durante muitos anos escondida atrás da “cortina de ferro”. Hoje em dia a cidade está atraindo muitos turistas que preferem fazer mais do que um bate-volte e aproveitar todo o charme secreto desta cidade.

Mas muita gente ainda deixa Bratislava fora do roteiro. Estamos aqui para mudar isso! A cidade é muito charmosa e simpática, com um pé no futuro e outro no passado.

Como chegar a Bratislava

A cidade é o destino perfeito para um fim de semana ou para uma parada no meio do circuito Praga, Viena e Budapeste. Fica a apenas 80 km de Viena e a 330 km de Praga.

Portões antigos do Castelo de Bratislava
Portões antigos do Castelo de Bratislava

Nós chegamos a Bratislava de carro, vindos de Budapeste, uma viagem de mais ou menos duas horas. Como já imaginávamos que a cidade merecia mais do que apenas um bate-volta, optamos por passar uma noite lá e não nos decepcionamos.

A capital Bratislava é cortada pelo Rio Danúbio e é muito rica em termos históricos e culturais, além de ser uma das campeãs em qualidade de vida. O centro da cidade está bem preservado e há vários prédios bem modernos em construção, numa preocupação crescente com a revitalização da cidade. Então prepare-se, porque há muita coisa para se ver.

Vale a pena ficar mais de um dia e aproveitar bem Bratislava
Vale a pena ficar mais de um dia e aproveitar bem Bratislava
Um pouquinho de história:

Quando terminou a Primeira Guerra Mundial, em 1918, tchecos e eslovacos juntaram-se para formar a Tchecoslováquia. No final da Segunda Guerra, tropas soviéticas libertaram a Tchecoslováquia dos nazistas. Então o  país tornou-se uma república socialista, que durou até o fim dos anos 1980.

Em 1º de janeiro de 1993, a Tchecoslováquia voltou a ser dividida, num divórcio pacífico que ficou conhecido como a Revolução de Veludo. A República Tcheca ficou com a belíssima Praga e a Eslováquia ficou com Bratislava.

A Eslováquia (o nome oficial é República Eslovaca) fica na Europa Central, tem apenas 49 mil quilômetros quadrados e faz parte da União Europeia desde 2004. Adotou o Euro como moeda em 2009.

Bratislava é linda e cheia de charme
Bratislava é linda e cheia de charme
ROTEIRO DE 1 DIA EM BRATISLAVA

Fizemos esta tabela com nosso roteiro para você baixar e guardar!

Visita ao Castelo de Bratislava

Começamos nosso passeio pelo Castelo de Bratislava. É possível ir a pé, mas como é um pouco cansativo por causa do trajeto íngreme, optamos pelo carro.

Antes mesmo do Século X, já havia menção a construções no lugar atualmente ocupado pelo Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad). Por sua posição privilegiada, no alto de uma colina, perfeita para a defesa da cidade, o castelo foi aumentado ao longo dos anos.

Em 1811 ele sofreu um incêndio catastrófico, ficou em ruínas por 140 anos e só foi restaurado entre 1956 e 1968.  Atualmente é residência oficial do presidente do país.

A entrada do Castelo de Bratislava
A entrada do Castelo de Bratislava

No seu interior fica o Museu Nacional Eslovaco – Museu Histórico (Slovenské národné múzeum), com peças que vão do período pré-histórico até os dias atuais, e a Sala do Tesouro (Klenotnica), onde estão expostos objetos usados à mesa e joias antigas.

Mas, para nós, o melhor mesmo estava na parte de fora do castelo: no terraço. A vista que se tem do rio Danúbio, das torres do centro antigo e da Ponte Nova é simplesmente maravilhosa.

Vista do Castelo de Bratislava: a cidade e o rio Danúbio
Vista do Castelo de Bratislava: a cidade e o rio Danúbio
Jardins barrocos do Castelo de Bratislava

Atrás do castelo está o “Jardim Barroco”. Seu desenho original, de 1743, foi inspirado em jardins franceses. Mas vinte anos foi reformulado, num estilo totalmente barroco, cheio de desenhos com bordas e círculos. Ficou abandonado por muito tempo e foi renovado em 2016, para sorte dos locais e dos turistas.

Jardins barrocos do Castelo de Bratislava
Jardins barrocos do Castelo de Bratislava
Mais informações:

O acesso à área externa do Castelo de Bratislava e ao Jardim Barroco é gratuito. Horário: abre às 9h, mas fecha mais cedo no inverno (16h) e mais tarde no verão (vai até 21h). Para conferir o horário, clique aqui.

A entrada para o Museu Histórico custa 10 euros por pessoa. Horário de funcionamento: de abril a outubro das 10h às 18h, fechado às segundas-feiras. De novembro a março: das 9h às 17h, fechado nas segundas-feiras.

A visita à Sala do Tesouro (Klenotnica) sai por 3 euros. Horário de funcionamento: das 10h às 18h no verão e de 9h às 17 no inverno. Fechado na segundas-feiras também.

Mais um pouco dos belíssimos jardins do Castelo de Bratislava
Mais um pouco dos belíssimos jardins do Castelo de Bratislava
O centro histórico

Depois de visitar o Castelo, fomos para o centro da cidade. Fizemos check in no hotel Radisson Blue Carlton Hotel (FALTA GERAR LINK) e fomos almoçar no Zylinder Cafe & Restaurant.

Queríamos um restaurante com comida típica e acertamos em cheio. Ele fica bem em frente ao hotel, tem um ambiente agradável e mesinhas do lado de fora, perfeitas para curtir o visual do jardim.

Aproveitamos para provar o Bryndza, o tradicional bolinho de batata com queijo, e tomar um delicioso vinho eslovaco. O restaurante fica na Hviezdoslavovo námestie 176/19.

Zylinder Cafe & Restaurant
Zylinder Cafe & Restaurant
Vinho eslovaco - aprovadíssimo!
Vinho eslovaco – aprovadíssimo!

 

 

Passeando pelo centro histórico

Caminhar pelo centro histórico de Bratislava é bem fácil e tranquilo.

Nosso ponto de partida foi o antigo prédio do Teatro Nacional Eslovaco (Slovenské národné divadlo). O prédio amarelado lembra muito o da Ópera de Viena e não é à toa já que os arquitetos eram vienenses. Ele tem estilo neo-renascentista e foi inaugurado em 1886.

Há um outro prédio novo do Teatro Nacional, às margens do rio Danúbio, que foi aberto em abril de 2007. Como muitas outras cidades do Leste Europeu, Bratislava tem a muita música clássica em seu DNA.

O belíssimo Teatro Nacional Eslovaco O bellissimo Teatro Nacional Eslovaco
O belíssimo Teatro Nacional Eslovaco

Em frente ao teatro antigo fica a Ganymedes’s Fountain, uma fonte de 1888, com a estátua do jovem Ganymedes no topo. Ganymedes era um personagem da mitologia grega que foi raptado por Zeus, transformado em águia, e levado ao Monte Olimpo como serviçal. Na base da estátua estão quatro anjinhos segurando espécies de peixes comuns no rio Danúbio.

Endereço: Hviezdoslavovo Námestie

Teatro Nacional Eslovaco: a cidade também tem música em seu DNA
Teatro Nacional Eslovaco: a cidade também tem música em seu DNA
Lojinhas até a Praça Central

Seguimos pela rua Rybárska brána, cheia de lojinhas, até a Praça Central (Hlavné námestie). No centro dessa praça fica a Maximiliánova fontána, conhecida também como Roland’s Fontain (Rolandova fontána). Construída em 1572, é a mais antiga da cidade.

Em um dos lados da praça fica a Prefeitura (Stará Radnica). O prédio é fácil de ser reconhecido pela torre amarela e janelas com molduras quadriculadas. Dentro dele fica o Museu de História da cidade (Muzeum Histórie Mesa).

A Prefeitura na praça principal de Bratislava
A Prefeitura na praça principal de Bratislava
O Palácio dos Primados

Entrando no bequinho, perto da torre da prefeitura, saímos na Primaciálné námestie, praça em que fica o

(Primaciálný Palác). Esse prédio rosado, construído em 1781, foi o lugar escolhido para a assinatura, em 1805, do tratado de paz entre a França e a Áustria. Entramos no pátio interno deste palácio e encontramos uma estátua de São Jorge bem bonita: a Fontána sv. Juraja.

A estátua de São Jorge no Palácio dos Primados
A estátua de São Jorge no Palácio dos Primados

Em frente ao Palácio dos Primados fica uma escultura em forma de bicicleta, daquelas bem antigas, com uma roda enorme na frente. E aí não deu outra: subimos nela e tiramo muitas fotos divertidas.

Pensa na dificuldade de subir nessa bicicleta gigante no centro de Bratislava!
Pensa na dificuldade de subir nessa bicicleta gigante no centro de Bratislava!

Sem destino certo, começamos a bater pernas pelo centrinho de Bratislava e passamos por algumas ruas de comércio como a Panska, a Michalska (repletas de palacetes barrocos), a Kapitulska (menos agitada, com uns prédios mais velhos, com jeito de abandonados) e a Venturska (com vários bares na calçada).

Os prédios históricos ficam bem próximos uns aos outros e o passeio flui tranquilamente a pé. Dá para ver muita coisa de uma vez só.

Passeio delicioso pelo centro antigo de Bratislava
Passeio delicioso pelo centro antigo de Bratislava
Bratislava e suas estátuas famosas

As estátuas e esculturas no centro de Bratislava merecem atenção especial. Procurar por estas famosas estátuas torna o passeio pela cidade muito mais divertido – e rende boas fotos.

Aliás, essa foi a intenção: alegrar aquela área da cidade com o fim do período comunista.

O que será que ele está fazendo? Descansando ou apreciando as pernas das moças?
Cumil, o que será que você está fazendo? Descansando ou apreciando as pernas das moças?

A primeira estátua nós encontramos rodeada por uma pequena multidão. Man at Work ou Cumil (também chamada de Rubberneck) foi instalada em 1997 na esquina da Rybárska brana com a Laurinská.

O interessante é que cada um tem a sua versão sobre o Cumil. São várias as interpretações sobre o que estaria fazendo aquele homem debruçado na tampa do esgoto: será que ele está descansando ou será que a sua intenção é espiar as saias das mulheres?

O bonachão Schone Naci!
O bonachão Schone Naci!

A segunda estátua foi a Schöne Naci: um homem vestindo fraque, cachecol e de cartola na mão. Foi baseada em um homem bonachão que viveu na cidade entre 1897 e 1967. Dizem que ele era neto de um famoso palhaço. A estátua fica na rua Rybárska também, bem pertinho da praça central.

Na praça, procuramos em vão por outra estátua famosa: a do soldado de Napoleão debruçado sobre um banco (Napoleonsky vojak). Ela ficava em frente à Embaixada da França, mas só conseguimos ver as marcas no chão. Soubemos depois que ela foi retirado depois de ter sofrido a ação de vândalos. Nossa esperança é que já tenha sido recolocado no lugar. A estátua já tinha sido danificada antes, em setembro de 2013, e logo depois consertada.

Ainda na praça, no lado oposto, vimos outra estátua: um soldado dentro de uma guarita. Mas esta não tinha graça nenhuma!

Tour de trenzinho vermelho

O nosso passeio pelo centro histórico de Bratislava (Steré Mesto) não estaria completo sem o tour feito a bordo do simpático trenzinho vermelho. Durante o passeio, de mais ou menos 50 minutos, deu para perceber que a cidade também tem um lado boêmio. Vimos muitos barzinhos e restaurantes com as mesas nas calçadas, e cheios!

O trenzinho faz basicamente duas rotas: a vermelha pelo centro e a azul que vai até o castelo. Escolhemos o Circuito da Cidade Velha, na rota vermelha. Ele começa pela praça central (Hlavné námestie), passa pelo Teatro, pela Catedral de St. Martin (Rudnayovo nám), vai até o Portão de São Miguel e volta para a praça.

Tour de trenzinho pelas lindas ruas de Bratislava
Tour de trenzinho pelas lindas ruas de Bratislava

A Catedral de São Martinho (Farnost Sv. Martina) é um prédio em estilo gótico, que começou a ser construído em 1311 no lugar em que já havia uma capela. A catedral é famosa por ter sido o lugar oficial da coroação de onze imperadores austro-húngaros entre 1563 e 1830.

Endereço: Rudnayovo námestie 1

Horário de funcionamento para turistas: de segunda a sexta-feira: das 9h às 11h30 e das 13h às 18h; sábado: das 9h às 11h30; e domingo: das 13h45 às 16h30.

Catedral de São Martinho: lugar de coroação de reis e rainhas
Catedral de São Martinho: lugar de coroação de reis e rainhas
Rota da Coroação

Como já falamos, Bratislava foi o lugar onde monarcas eram coroados desde o Século XVI. Durante o trajeto do trenzinho, vimos várias pequenas coroas douradas com o brasão encravadas em paralelepípedos na rua Kapitulska. Elas marcavam a histórica rota da coroação.

Estas marcas faziam parte da Rota da Coroação
Estas marcas faziam parte da Rota da Coroação

Outro edifício de destaque que vimos durante o passeio foi o Portão de São Miguel (Michalska Brána). Foi construído em 1300 e reformado em estilo barroco em 1758. O portão fazia parte da antiga muralha e ficou famoso pelas visitas de reis recém-coroados.

Informações sobre o tour no trenzinho:

Tour4u Bratislava Sightseeing:

Horário: das 9h às 17h

Preço: a partir de 12 euros (Circuito Cidade Velha) a 20 euros (Circuito do Castelo).

Portão de São Miguel: fazia parte da antiga muralha
Portão de São Miguel: fazia parte da antiga muralha
Ponte Nova e o Restaurante UFO

Deixamos para conhecer a Ponte Nova (Nový Most) à noite e aproveitaríamos para jantar no Restaurante UFO (Vyhliadka). O restaurante e a plataforma, em forma de nave espacial, ficam em uma estrutura a 100 metros cima da Ponte Nova, que foi construída em 1970.

A ideia era ir ao mirante do restaurante para ter uma a vista panorâmica da cidade lá de cima (UFO Aussichts plattform), mas não deu certo. Ele  estava fechado para uma comemoração interna. São coisas que acontecem. Vai ficar para uma próxima viagem!

UFO Restaurant: vai ficar para a próxima vez
UFO Restaurant: vai ficar para a próxima vez

Procurando outra opção, achamos um restaurante brasileiro, o Rio Grande (Endereço: Hviezdoslavovo námestie 15). A comida é bem variada, tem ótimos drinques (até caipirinha) e um visual muito legal. Além disso, o lugar estava bem animado. Foi uma ótima opção para nos despedirmos dessa cidade maravilhosa.

Esperamos que você tenha ficado animado com Bratislava e a inclua no roteiro de sua próxima viagem! E que goste tanto da cidade como nós!

A praça principal de Bratislava
A praça principal de Bratislava
Onde ficamos em Bratislava

Radisson Blu Carlton Hotel

O hotel fica em um prédio lindo e enorme, bem no centro de Bratislava. Fica pertinho de tudo. Os quartos são grandes, confortáveis e aconchegantes.

Eles oferecem um café da manhã maravilhoso, super completo. E ainda tem estacionamento, coisa importante para nós que fomos de carro alugado.

Endereço:  Hviezdoslavovo námestie 3,

Radisson Blu Carlton - hotel perfeito em Bratislava
Radisson Blu Carlton – hotel perfeito em Bratislava
Quarto confortável e clean no Radisson Blu Carlton Hotel em Bratislava
Quarto confortável e clean no Radisson Blu Carlton Hotel em Bratislava
Dica das Bellas:

Gostou de Bratislava? Encontre ingressos para as atrações acessando este link.

Você também pode ter mais informações no Centro de Informações Turísticas.

Endereço: Klobucnícka, 2

Nós usamos o Bratislava Card e gostamos muito. Ele dá direto a usar o transporte público e também desconto em vários lugares, além da visita guiada pela cidade, acesso a museus, degustações, restaurantes, passeios de barco e tours em ônibus.

Rua bucólica no centro de Bratislava
Rua bucólica no centro de Bratislava
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK. 
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK. 
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
Vai para a Áustria e Leste Europeu? Confira outros posts sobre nossa viagem pela regiáo:

Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu

Salzburg: o que fazer em 1 dia na cidade de Mozart

Hallstatt: um dia na vila mais charmosa da Áustria

Gosausee: o lago mais bonito e fotogênico da Áustria

Five Fingers: o mirante mais espetacular da Áustria

Viena: visite os belíssimos palácios da cidade imperial

Você gosta de vinho? Conheça esse hotel em Viena 

Budapeste: guia completo para 3 dias inesquecíveis 

Comente:

Gostou do post? Deixe um comentário aqui embaixo.

Se tiver alguma pergunta teremos prazer em ajudar.

 

(Visited 745 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *