O nosso roteiro pelas Ilhas Jônicas, na Grécia, começou em Corfu, passou pelas as ilhas de Paxos, Antipaxos, Lefkada, Kefalonia e terminou em Zakynthos, onde fica a Navagio Beach, a praia mais linda do mundo. Esperamos que esse nosso relato inspire você a viajar por essas ilhas gregas paradisíacas!
Zakynthos (ou Zante) é uma das ilhas Jônicas, na Grécia, que mais está chamando a atenção do mundo todo. O principal motivo é uma pequena praia, a Navagio Beach (Shipwreck Beach ou Praia do Naufrágio). Ela é considerada a praia mais bonita do mundo, com muita justiça, diga-se logo. As razões são muitas: areias claras (na verdade não é bem “areia”, mas pequenas pedrinhas), incríveis paredões de pedra branca e um mar azul, de um tom difícil de descrever de tão bonito! E o diferencial, que dá um charme a mais e um certo ar de mistério, é o navio que ficou encalhado por lá durante uma tempestade em 1980.
A Navagio Beach foi a “cereja do bolo” da nossa viagem pelas ilhas Jônicas. Isso não quer dizer que Zakynthos não tenha outros atrativos, principalmente para quem gosta de praias de beleza exuberante e muita tranquilidade (exceto a Navagio Beach, naturalmente).
Como outros lugares na Grécia, Zakynthos também tem a sua própria lenda. Dizem que Artemis, deusa da caça, gostava de andar pelos bosques de Zakynthos, e que seu irmão gêmeo, Apolo, tocava lira enquanto se deliciava com a vista do mar azul turquesa. Outra história ligada à ilha foi registrada por Homero ao afirmar que o primeiro habitante da ilha foi Zákynthos, filho de Dardanus e neto de Zeus e Eletra.
Nosso roteiro em Zakynthos
Travessia entre as ilhas de Kefalonia e Zakynthos
Nós chegamos à cidadezinha de Agios Nikolaos, no norte da ilha de Zakynthos, vindo de Kefalonia, outra ilha do arquipélago Jônico.
Essa travessia nos causou um certo stress porque é muito comum suspenderem a saída do ferryboat do Porto de Pessada (em Kefalonia) por causa das condições do mar. Se isso acontecesse, teríamos que ir de carro (ou táxi) até o porto de Poros a 33 quilômetros de distância. Em Poros, pegaríamos um ferry para o porto de Kyllini (no continente), uma travessia de mais ou menos uma hora e meia, e de lá embarcar em outro ferry que levaria mais uma hora e meia até o porto de Zakynthos.
Por isso, acho que vocês podem imaginar a nossa alegria ao chegarmos ao porto de Pessada (que fica no meio do nada) e avistarmos aquele enorme ferryboat e um fila de carros para embarcar, mesmo sendo tão cedo! O primeiro ferry saia às 7h45 da manhã! A empresa foi a Ionian Pelagos Lines. O bilhete custou 9 euros por pessoa e 32 euros pelo carro (o preço depende do tamanho do carro).
Chegando ao charmoso vilarejo de Agios Nikolaos
Do porto de Agios Nikolaos, seguimos direto para o Lithies Boutique Hotel. A escolha desse hotel se deu principalmente por causa da sua localização (no norte da ilha) e porque ele é uma gracinha, super bem avaliado pelos hóspedes. E não nos arrependemos. O Lithies é realmente maravilhoso e a dona disse que adora receber brasileiros! Bastou isso para a gente se sentir em casa!
Voltamos para o vilarejo de Agios Nikolaos e almoçamos no restaurante La Grotta, antes de embarcarmos na excursão para a Navagio Beach e Blue Caves. Dá para comprar os passeios para a Navagio na hora, nas lojinhas da vila, mas nós preferimos reservar no site da Get Your Guide.
Navagio Beach e Blue Caves
A nossa expectativa era grande para conhecer a praia de Navagio. Já sabíamos que a permanência nela é controlada e rápida (uma hora) e que não tem estrutura, portanto, deve-se levar toalha, água e outras coisas. Além disso, como é de pedrinhas, é bom usar sapatos adequados, como aquelas sapatilhas aquáticas. Nós usamos as da Ufrog, pois são bonitas e confortáveis.
Durante toda a preparação para a viagem, nós acompanhamos as notícias sobre a Navagio Beach. A praia esteve fechada por causa do desmoronamento que ocorreu em setembro de 2018 e só foi reaberta em junho de 2019.
Embarcamos no porto de Agios Nikolaos mesmo e levamos mais ou menos quarenta minutos para chegar àquela praia com a água mais azul que já vimos na vida.
A Navagio Beach é a praia mais popular e a mais conhecida da ilha, por isso não espere encontrar praia deserta. Se a visão de cima já deixa as pessoas maravilhadas, chegar até as areias, melhor dizendo, pedrinhas, da Navagio de barco e se deparar com aquela água azul neon, deixa todo mundo fascinado. A praia é mesmo merecedora da fama que tem!
Da Navagio Beach seguimos para as Blue Caves, outra atração imperdível em Zakynthos.
Como chegar às Blue Caves
As excursões de barco costumam fazer a “dobradinha” Navagio Beach e Blue Caves. Mas somente as empresas que usam barcos pequenos passam por baixo dos arcos de calcário e entram na caverna.
As Blue Caves, localizadas no norte da ilha, no Cabo Skinari, foram descobertas em 1897 e logo ficaram famosas por causa da cor azul da água. Elas se parecem com a Grotta Azzurra (Gruta Azul) de Capri, na Itália. Mesmo incrível fenômeno natural provocado pela entrada dos raios solares por uma cavidade na rocha. O resultado é mágico: uma caverna iluminada e águas límpidas e transparentes com incríveis reflexos em tom de azul. Acredite: vale muito a pena conhecer essa maravilha da natureza.
Passeando pelo vilarejo de Agios Nikolaos
Na volta do passeio, aproveitamos para conhecer um pouco o vilarejo de Agios Nikolaos. Um cantinho perfeito para comer ou lanchar enquanto se aproveita a praia de lá é a Fish Taverna.
Para jantar, escolhemos o To Nisi (A Ilha). O restaurante é uma gracinha e tem uma vista incrível da ilha de São Nicolau, bem em frente, daí o nome do lugar. As opções de comida são muitas, inclusive pizza e crepe. É um restaurante bem familiar que exibe com orgulho a história daquelas terras, usadas para plantar trigo e produzir o próprio pão.
Segundo Dia
No segundo dia na Ilha de Zakynthos, nos dividimos e uma parte do grupo foi curtir a praia de Makris Gialos, outra foi mergulhar perto das Blue Caves e alguns ainda ficaram curtindo a piscina do Lithies.
Para os que foram para as Blue Caves, a localização do Lithies ajudou muito. Bastou fazer uma caminhada até o restaurante Potamitis Windmill e de lá descer (e depois subir, claro!) os 230 andares de uma escada até o nível do mar, onde dá para ir nadando até as Blue Cave.
Antes de irmos para o aeroporto Dionysios Solomos, em Zakynthos, aproveitamos para “bater perna” na cidade e almoçar por lá.
Cidade de Zante (ou Zakynthos): capítal da ilha
Zakynthos ou Cidade de Zante foi bastante danificada pelo terremoto de 1953. Hoje conta com um bom comércio, vários restaurantes de comida italiana e frutos do mar ao longo do calçadão à beira-mar. Mas para uma despedida em clima de taverna grega, escolhemos o Restaurante Thymalos, com uma decoração bem típica, comida gostosa e ouzo (bebida típica) de brinde!
Na cidade de Zante fica o principal porto da ilha. Ao sul do porto fica a magnífica igreja de Agios Dionysios, consagrada a São Dionísio, padroeiro da ilha. Depois de ter sido destruída pelo terremoto de 1893, a igreja foi reconstruída, entre 1925 e 1948, de modo a resistir a esse tipo de desastre natural. Por isso, o prédio não foi a baixo durante o terremoto de 1953 e serviu de abrigo para vários moradores que perderam suas casas. O ataúde de prata que guarda o corpo do santo também escapou intacto. Vale a pena visitar esta igreja ortodoxa e admirar os seus lindos afrescos e mosaicos.
Como chegar a Navagio Beach
Para chegar ao mirante: Para conseguir as fotos mais perfeitas, iguais às que você vê no Instagram, tem que ir (de carro, ônibus de excursão ou quadriciclo) até o mirante, uma pequena plataforma, que permite ver a praia do alto. Para as fotos mais “instagramáveis”, é necessário percorrer as trilhas, no lado direito da praia, ao longo do penhasco. Estas trilhas estão sempre com muita gente, ficam bem rente à beirada e não tem proteção alguma. Por isso recomendamos ter muito cuidado ao andar por ali. O melhor horário é no final da tarde, quando há menos sombra, ou de manhã cedo para fugir da multidão de turistas.
O acesso até o mirante é um pouquinho complicado. Nós fomos de carro, em direção ao noroeste da ilha, seguindo as placas de “Navagio”. Mas não dispensamos o auxílio do GPS, que foi fundamental.
Para chegar à praia: O único jeito de chegar à praia mesmo da Navagio Beach é de barco. Há muitas empresas que fazem o passeio e que saem de vários portos na ilha.
– Porto de Agios Nikolaos. Dependendo das condições do mar, pode levar entre meia hora e uma hora para chegar a Navagio Beach. Há opção de aluguel de barco.
– Porto de Vromi Maries – este é o porto mais perto da Navagio Beach. Aqui você pode alugar o seu próprio barco ou pegar um tour que leva aproximadamente 40 minutos até a Navagio Beach. O passeio dura 3 horas. Uma das empresas que fazem esse passeio é a Porto Vromi Maries Cruise &Fun. Eles também oferecem aluguel de barcos.
– Porto de Skinari Lighthouse – aqui fica a empresa Potamitisbros Boat Trips que oferece saídas a cada 15 minutos, das 9h às 19h30, durante o verão.
– Portos de Zakynthos (Zante) e Laganas (no sul da ilha) – desses portos saem barcos maiores e com passeios mais caros.
Se quiser reservar com antecedência, a Get Your Guide oferece vários tipos de excursões, saindo dos portos já citados acima.
Onde é melhor ficar em Zakyntos?
Se o seu objetivo (e de quase todos os turistas que vão a Zakynthos) for conhecer somente a Navagio Beach, o melhor é ficar no norte da ilha. Nós, por exemplo, ficamos no Lithies Boutique Hotel e foi maravilhoso.
Se quiser aproveitar para ver as tartarugas Caretta-Caretta, conhecer o Parque Nacional Marinho de Zakynthos ou lugares e praias mais badaladas, prefira ficar no sul da ilha. Boas opções de hospedagem são encontradas na capital, Zakynthos, inclusive com vários resorts all-inclusive à beira-mar, e em Laganas.
Outras praias de Zakynthos
No Norte:
– Praia Makris Gialos. Fica perto do Porto de Agios Nikolaos. Praia pequena com pedrinhas e água transparente. Há uma taverna do outro lado da rua e o acesso é feito por uma passarela de madeira. Boa para quem gosta de snorkel e mergulho. Não há estrutura, mas o estacionamento fica perto.
No Sul:
– Praia da Banana: é a mais extensa de Zakynthos e uma das melhores. É uma praias de areia e águas cristalinas, com barracas e espreguiçadeiras para alugar.
– Praia de Kalamaki – Faz parte do Parque Nacional Marinho de Zakynthos. Há restrição quanto ao horário (antes do nascer do sol e depois do por do sol) devido à presença das Caretta-caretta, tartarugas marinhas. Praia de areia amarelada, extensa, por ser muito popular, fica lotada no verão.
– Praia de Laganas. Uma das mais populares de Zakynthos. Durante o verão fica bem movimentada, inclusive à noite. Praia extensa (14 quilômetros), de areia macia. Daqui partem os passeios de barcos para ver as tartarugas. Parte da praia de Laganas é restrita, pois é lugar de proteção ambiental. Tem bar e restaurante, barracas e espreguiçadeiras para alugar e opções de esporte aquático. Conta com estacionamento perto. Acessível por ônibus da empresa Ktel.
No Oeste:
– Praia de Porto Limnionas – praia famosa, fica em uma baia com formações rochosas e águas transparentes. Boa para quem gosta de snorkel. Praia de pedrinhas, sem areia, conta com um espaço gramado e espreguiçadeiras. O restaurante é muito bom e tem vista para o mar. Se for à tarde, aproveite para “esticar” e assistir ao pôr do sol aqui.
Como chegar à ilha de Zakynthos
– De avião: há voos de Atenas para Zakynthos (Zante) pelas empresas Olympic Air e Aegean Airlines que pousam no aeroporto Dionysios Solomos.
– De carro e ferryboat: É possível também ir de carro a partir de Atenas até Kyllini e de lá embarcar em um ferryboat com destino à cidade de Zakynthos.
– De ferryboat, a partir das ilhas próximas. Empresas que operam na ilha: Kefalonian Lines e Ionian P. Lines e Levante Ferries. Encontramos dificuldades para comprar com antecedência em alguns sites e tivemos que enviar e-mail para tentar confirmar o horário de saída.
Dicas das Belas
– O transporte público em Zakynthos não é muito frequente. Para informações sobre as linhas e horários que existem por lá, clique aqui.
– O melhor jeito de explorar a ilha é de carro (ou de bicicleta). Apesar de as estradinhas serem estreitas, o visual é maravilhoso, com praias, casinhas tradicionais e restaurantes locais.
– Detalhe importante: Zakynthos ainda é um lugar barato, principalmente se comparado a outros lugares na Europa.
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:
Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva, mas só pode ser usado uma vez.
- DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
- DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
- DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
- DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
- DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
- PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
Vai viajar? Veja outros posts com dicas pré-viagem das Bellas:
Como fazer mala – dicas valiosas para qualquer destino
Passaporte: saiba como tirar ou renovar o seu
Antes de viajar: o que você não pode esquecer
Vai viajar para a Grécia? Veja outro post com dicas para a Grécia:
Grécia: roteiro de 10 dias pelas Ilhas Jônicas
Paxos e Antipaxos: 3 dias em 2 ilhas gregas paradisíacas
Lefkada: o que fazer na ilha grega de praias azul neon
Kefalonia: o que fazer em 4 dias nesse paraíso grego