Vai para a Alemanha? Então você precisa conhecer Stuttgart! A cidade do automóvel combina história com modernidade e tem uma festa da cerveja tão animada quanto a Oktoberfest! 

Stuttgart é super charmosa

Muita gente nem pensa em colocar Stuttgart em seu roteiro turístico pela Alemanha. Será porque Stuttgart não costuma aparecer em posts sobre destinos no país? Ou tem a ver com a língua alemã, que é um pouquinho assustadora para os brasileiros?

Para ajudar você a superar estes receios e incentivar a conhecer a cidade, vamos contar o que fizemos nos dois dias que passamos em Stuttgart. A cidade é grande e é considerada o “berço do automóvel”. Cheia de áreas verdes, Stuttgart tem um centro histórico muito charmoso, com direito a prédios bem modernos e vários museus.

Não podemos negar que o nosso interesse principal era a festa da cerveja que acontece todo ano na cidade. Mas, como boas viajantes, separamos um tempo para passear em Stuttgart, ponto de partida para a nossa road trip pelo Leste Europeu.

Praça principal no centro de Stuttgart
Praça principal no centro de Stuttgart

ROTEIRO EM STUTTGART – PRIMEIRO DIA

Ponto de partida

Começamos o nosso passeio no Escritório de Turismo (i-Punkt), que fica no início da avenida Konigstrasse. Lá, pegamos mapas, informações sobre Stuttgart e tiramos dúvidas sobre o StuttCard, uma espécie de passaporte que oferece entrada gratuita nos museus e outros pontos turísticos, além de descontos em lojas, espetáculos e restaurante.

A lojinha do i-Punkt é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e os famosos chocolates da Ritter Sport.

Um passeio pelo centro na Schlossplatz

Para chegar até a Schlossplatz (Praça do Castelo), que é uma das praças mais bonitas da Europa, com um conjunto arquitetônico que impressiona, fomos andando pela Konigstrasse. Esta avenida é um paraíso das compras e desde 1977 possui um trecho só para pedestres. Como olhar não custa nada, aproveitamos para ver as vitrines de lojas que vão desde marcas populares até as mais luxuosas.

Chegando à Schlossplatz, vimos mais ao fundo o Neues Schloss (Novo Castelo), que não é tão novo como o nome pode sugerir. O local era residência da família real Wurttemberg e foi construído entre 1744 e 1793, inspirado em Versailles. Algumas alas do castelo abrigam atualmente ministérios do governo.

Do lado direito do Novo Castelo fica o Altes Schloss (Velho Castelo). Este sim merece o nome que tem, já que o castelo existe desde 1325. O prédio foi reformado várias vezes e chegou a ser parcialmente destruído por bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1948, abriga o Landesmuseum Württemberg, museu fundado no século XIX.

No centro da Schlossplatz está a coluna Jubiläumssäule, com a Deusa Concórdia no alto. Foi construída em 1846 para comemorar os 25 anos do reinado de Guilherme I de Wurttemberg.

Coluna Jubiläumssäule com a Deusa Concórdia em Stuttgart
Coluna Jubiläumssäule com a Deusa Concórdia em Stuttgart

Ainda na praça, chama muita atenção o imenso cubo de vidro que abriga o Kuntsmuseum. Este museu de arte moderna, inaugurado em 2005, forma um contraste interessante com os outros edifícios da praça, todos bem antigos, e fica fantástico à noite por causa da iluminação no seu interior.

Pausa para o almoço

O centro de Stuttgart tem muito mais coisas, mas decidimos deixar o resto para o dia seguinte e aproveitar para almoçar com calma na Cervejaria Brauhaus Schoenbuch, que fica bem perto da Konigstrasse. Escolhemos pratos tradicionais da Alemanha: Eisbein (joelho de porco cozido), Spätzle (um macarrão em formato pequeno servido com o queijo Käsespätzle) e Schnitzel (bife à milanesa).

 Cervejaria Brauhaus Schoenbuch - só coisa boa!
Cervejaria Brauhaus Schoenbuch – só coisa boa!

Depois do almoço pegamos o metrô (Linha S1) para o visitar o museu da Mercedes-Benz.

MERCEDES-BENZ MUSEUM

Mesmo para quem não é muito fã de automóveis, o Museu da Mercedes-Benz é imperdível. O prédio é uma atração por si só: cheio de curvas e revestimento metálico. Bem futurístico.

Museu da Mercedes-Benz: imperdível!
Museu da Mercedes-Benz: imperdível!

A visita começa pegando um elevador que nos leva 34 metros acima. Descendo os nove andares, fizemos uma viagem pela história do automóvel, desde o ano de 1886, quando Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o carro, passando pelos automóveis dos famosos (entre eles o Papamóvel), pelos “flechas de prata” dos anos 50, pelos caminhões e ônibus, até chegar aos carros de corrida e aos veículos projetados para o futuro.

Uma lenda da indústria automobilística no museu da Mercedes-Benz
Uma lenda da indústria automobilística no museu da Mercedes-Benz

Claro que no final passamos pela lojinha, no térreo.

Endereço: Mercedesstrass, 100

Horário: das 9h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado nas segunda-feira.

Preço: € 10.00

Site: mercedes-benz.com/museum

Raridades no acervo do museu da Mercedes-Benz
Raridades no acervo do museu da Mercedes-Benz
Uma viagem no tempo pela indústria automobilística
Uma viagem no tempo pela indústria automobilística
Espaço também para o que a Mercedes-Benz faz de mais avançado
Espaço também para o que a Mercedes-Benz faz de mais avançado
Cannstatter Volksfest: a Oktoberfest de Stuttgart

E a diversão continuou na Cannstatter Volksfest de Stuttgart. Ficamos tão apaixonados pela festa que decidimos ir nas duas noites em que ficamos na cidade.

A Cannstatter Volksfest é a festa da cerveja de Stuttgart. E uma das mais animadas e típicas que já vimos. Na nossa opinião, ganha da Oktoberfest de Munique!

Animação o tempo todo na Cannstatter Volksfest
Animação o tempo todo na Cannstatter Volksfest

E o melhor da festa nem é a cerveja! Tem muita comida alemã, música, dança e vários brinquedos, daqueles de parques de diversão, como trem fantasma, tiro ao alvo e roda gigante. Ah, e se você não é muito fã de cerveja, alguns quiosques servem vinho também!

Em 2018, a Cannstater completou 200 anos e recebeu mais de 4 milhões de pessoas no espaço gigantesco (o Neckarpark Stuttgart), durante as três semanas de festa (de 24 de setembro a 14 de outubro).

São nove tendas de cervejarias locais (7 grandes e 2 menores, com menos de 500 lugares), além de quiosques que vendem comida, doces e vários outros produtos. Dá para beber e se divertir muito.

Mesmo tendo muita coisa para ver e fazer no espaço da festa, é nas tendas que rola maior parte da agitação. Elas ficam lotadas o tempo todo. Sabendo disso, fizemos uma reserva ainda no Brasil, pelo site www.cannstatter-volksfest.de Em quase todas as tendas, as reservas são feitas para número exatos de pessoas (5 ou 10), e tivemos uma certa dificuldade com isso. De qualquer forma, as tendas não cobram entrada e dá para curtir todas elas.

Tem até roda gigante na Cannstatter Volksfest
Tem até roda gigante na Cannstatter Volksfest
Lá de cima dá pra ter uma ideia do tamanho dessa festa
Lá de cima dá pra ter uma ideia do tamanho dessa festa
Nossas dicas:

– As tendas maiores são mais animadas e mais cheias. Na segunda noite ficamos na tenda Cannstatter Oberamt e reparamos que o público era mais “calmo”.

– Reserve lugar nas tendas com antecedência (tipo um ano!), ou chegue muito cedo. As tendas abrem ao meio dia nos dias de semana e às 11h aos sábados e domingos. Se você achar muito cedo para tomar uma, lembre-se que sempre é final do dia em algum lugar no mundo. E, na Alemanha, não é pecado tomar cerveja tão cedo!

– Se quiser se sentir como um local, use as roupas típicas. As mulheres vão de dirndl: um vestido com corpete e blusa de mangas bufantes. Já os homens vestem o lederhosen, um bermudão de couro com suspensório e uma camisa quadriculada.

– Não se importe se no meio da festa uma pessoa que você nunca viu antes bater a caneca de cerveja na sua ao som de “Prost”.

– É uma festa muito segura. Por exemplo: você com certeza não verá nenhuma briga, pois os “alteradinhos” são logo convidados a se retirar do lugar.

– Em quase todas as tendas, a cerveja é servida em canecas de um litro. Não se abre uma conta para a mesa. O cliente paga na hora em que o pedido (bebida ou comida) for entregue.

– No site da festa há todo tipo de informação sobre como chegar ao local. Nós fomos de U-bahn (metrô) e descemos na estação Cannstatter Wassen, praticamente dentro da festa.

– Há um estacionamento no local, mas como é difícil resistir a uma cervejinha alemã, achamos melhor usar o transporte público.

– Um aviso importante: nunca, em nenhuma ocasião, chame a Cannstatter de Oktoberfest. A Cannstatter é em Stuttgart e a Oktoberfest é em Munique. Os moradores locais não gostam e você pode arranjar uma briga feia.

– Na época em que viajamos, o Uber ainda não havia chegado em Stuttgart (novembro de 2018).

As tendas de doces são lindas de tão coloridas
As tendas de doces são lindas de tão coloridas

ROTEIRO EM STUTTGART – SEGUNDO DIA

O mercadão de Stuttgart

Começamos o roteiro do segundo dia na Schlossplatz. Antes de chegarmos ao Markthalle – o mercadão coberto da cidade, passamos por uma feira na Schillerplatz, que tem esse nome em homenagem ao poeta e historiador Friedrich Schiller, cuja estátua está no meio da praça.

A gente ama as feiras de rua da cidade - uma boa forma de conhecer os produtos locais
A gente ama as feiras de rua da cidade – uma boa forma de conhecer os produtos locais

O Markthalle é um destino gourmet e as suas barracas vendem de tudo: carne, queijo, vegetais, vinho e flores, produtos orgânicos, e comidas exóticas. Mesmo para quem não tem intenção de comprar nada, é uma delícia ficar passeando pelos corredores, sentindo todos aqueles cheiros e enchendo os olhos com os detalhes da arquitetura.

Uma perdição completa esse mercado!
Uma perdição completa esse mercado!

Ele foi construído entre 1911 e 1914 em estilo Art Nouveau, para substituir um armazém que fora demolido em 1864. Mas, desde 1300, ali já tinha um mercado.

– Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 7h30 às 18h30 e sábados das 7h às 17h.

– Endereço: Dorotheenstraße, 4

Queijos de todos os tipos no Markthalle
Queijos de todos os tipos no Markthalle
Um paraíso para quem gosta de carnes e frios
Um paraíso para quem gosta de carnes e frios
Um tour pelos prédios históricos

Passamos ainda pela Stiftskirche. Esta igreja evangélica tem uma longa história de construção e reconstrução, desde o Século X, mas ficou famosa mesmo pelo órgão, um dos melhores do mundo.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 10h às 19h; sexta e sábado 10 às 16h. Domingo após a missa até as 18h.

Endereço: Stiftstrasse, 12

Voltamos a atravessar a Schlossplatz em direção ao Staatstheater (Teatro Nacional). O prédio, construído entre 1909 e 1912, é famoso pelos espetáculos que acontecem ali, especialmente pelo Balé de Stuttgart.

Almoço pelo centro

Stuttgart é conhecida pela grande quantidade de área verde e, para conhecer pelo menos uma delas, fomos passear pelo Oberer Schossgarten (jardins do palácio). É uma área linda, com muito espaço para piquenique e para pegar um sol (durante o verão, naturalmente) em volta do lago Eckensee.

Já que estávamos por perto da Konigstrasse, fomos almoçar no Ochs’n Willi Restaurante (Kleiner Schlossplatz, 4). O restaurante é especializado em carnes de porco e comida alemã, mas rola também um buffet de salada. O melhor é que tem menu em inglês, o que facilita um pouco. Para nós ficou sendo o restaurante da vaquinha, por causa da sua logomarca.

Outra opção na mesma área é o restaurante Block House (Arnulf-Klett-Platz, 3).

As cores do outono deixam Stuttgart ainda mais linda
As cores do outono deixam Stuttgart ainda mais linda
Porsche Museum

Um pouco mais distante do centro da cidade fica o Porsche Museum. Apesar de ser menor do que o da Mercedes, o museu da Porsche é igualmente famoso.

Usamos o trem de superfície, o S-bahn, linha 6 em direção a Leonberg/Weil, e rapidinho chegamos à estação Stuttgart-Neuwirtshaus/Porscheplatz. Ao descer do trem e atravessar a rua já vai dá para ver os três Porsches suspensos.

Não tem como errar: vocë chegou ao Museu da Porsche
Não tem como errar: vocë chegou ao Museu da Porsche
Olha que carro lindo na entrada do museu!
Olha que carro lindo na entrada do museu!

O museu foi remodelado em 2009 e conta a história da marca, da origem até os dias atuais, com destaque para as muitas inovações da Porsche. Entre as coisas que mais nos chamaram a atenção foi a história do Volkswagen, o nosso fusca. O carrinho foi desenvolvido por Ferdinand Porsche para atender a uma solicitação de Adolf Hitler que queria um carro (wagen) para o povo (volks).

O velho fusquinha no Museu da Porsche
O velho fusquinha no Museu da Porsche

Não precisa ser muito fã, para gostar deste museu. Nós, por exemplo, adoramos a parte em que pudemos nos divertir com os painéis interativos que contam a história da marca e as instalações para ouvir os roncos dos motores.

Horário: de terça a domingo das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Ingressos a €8,00

Endereço: Porschestraße 1

Logo na entrada, a comemoração dos 70 anos da Porsche
Logo na entrada, a comemoração dos 70 anos da Porsche
A história da Porsche do início aos protótipos mais recentes
A história da Porsche do início aos protótipos mais recentes
Cannstatter – mais uma noite de festa

Do Porsche Museum formos direto para Cannstatter Wasen, uma grande área às margens do rio Neckar que recebe a Cannstatter Volksfest. Não resistimos e lá estávamos nós, de novo! E plagiando a velha expressão: de tenda em tenda, para curtir mais que um festival da cerveja na Alemanha, uma verdadeira celebração à vida.

Vestida de acordo com a tradição
Vestida de acordo com a tradição
Roupas típicas da Cannstatter Volksfest
Roupas típicas da Cannstatter Volksfest
Também vale a pena visitar

Há vários outros pontos turísticos em Stuttgart, mas que ficarão para uma próxima viagem (já estão na lista!), como a  Fernsehturm, a primeira torre de TV do mundo e o seu Café Panorama; a Stadbibliothek Stuttgart (Biblioteca de Stuttgart); um passeio pelo bairro Bohnenviertel e as vinícolas de Stuttgart.

DICAS:

– Pegar o Hop On Hop Off (www.stuttgart-citytour.com). Bom para ir aos lugares distantes. Os tíquetes podem ser comprados no ônibus ou no escritório de turismo, na Kongstrasse, 1. Dá para escolher uma linha só (€15) ou as duas (verde e azul) (€25).

– Usar o StuttCard, o cartão de turismo da cidade oferece muitas vantagens como, por exemplo, descontos em diversos passeios e entrada grátis em museus. Já o StuttCard Plus dá para não pagar a passagem nos transportes público.

Não falta o que fazer na Canstatter Volksfest
Não falta o que fazer na Canstatter Volksfest
HOTÉIS:

– Novum Hotel Ricker Stuttgart Hauptbahnhof. Ainda que não seja novo e seus quartos sejam pequenos e sem frigobar, é uma excelente opção para quem prioriza localização, pois fica bem perto do centro e de uma estação de metrô.

– MK Hotel Stuttgart. Mesmo sendo um pouquinho distante do centro, o hotel tem um bom custo-benefício, pois é novo e seus quartos são bem confortáveis e espaçosos.

Isso aí atrás é barraquinha de cachorro-quente!!
Isso aí atrás é barraquinha de cachorro-quente!!
AGRADECIMENTO:

– Agradecemos o apoio recebido pelo Escritório de Turismo de Stuttgart.

OUTROS POSTS DESSA ROADTRIP
Vai para a Europa e pretende pegar o volante? Confira nosso post sobre os sistemas de pedágio no Leste Europeu
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK. 
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK. 
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
(Visited 1.119 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *