Já ouviu falar da Rota do Blues, nos Estados Unidos? Nesta Road trip cruzamos os estados do Tennessee, Mississippi e Louisiana. Fomos em busca dos melhores lugares para se ouvir blues, jazz, música country e, por que não, rock n’roll!
A nossa expectativa para esta road trip era grande. Queríamos ver todos os lugares que fizeram a Highway 61 tornar-se a lendária Rota do Blues. Queríamos ir aos lugares onde nasceram os grandes músicos, às gravadoras usadas para eternizar os grandes sucessos e aos restaurantes famosos pelos pratos da marcante gastronomia sulista.
Além dos melhores lugares para ouvir música, queríamos conhecer onde estes ritmos nasceram e a trajetória dos artistas que fizeram história.
A Rota do Blues não é tão famosa quanto a Rota 66, nem tem um traçado tão rigorosamente marcado. Mas, em compensação, prometia ser uma road trip daquelas…
QUAL O ROTEIRO?
Quando a ideia surgiu no grupo, a dúvida era: onde começa e onde termina a Rota do Blues? Atlanta era uma das opções para o início da viagem, mas para outros o começo era em Nashville (roteiro completo da cidade aqui). Ficamos com este último grupo.
Depois de muita pesquisa, nosso roteiro ficou assim:
ESCOLHENDO OS HOTÉIS DA ROTA DO BLUES
Roteiro pronto, fomos pesquisar onde ficar.
Em Nashville, escolhemos o Millennium Maxwell House, um hotel não tão central, mas bem tradicional, e com transfer gratuito para o centro da cidade, que afinal era bem pertinho.
Em Memphis, “arrebentamos”! Ficamos no The Guest House at Graceland, bem ao lado da casa do Elvis Presley. Com certeza, nos sentiríamos “hóspedes” do Rei do Rock.
Em Vicksburg, optamos por um hotel mais barato, o Ramada by Wyndham Vicksburg, só para uma noite. A ideia era fazer uma parada estratégica para evitar rodar quase oitocentos quilômetros em apenas um dia.
O hotel de New Orleans levou mais tempo para ser escolhido. Fizemos questão de um hotel bem localizado (mas fora da Bourbon Street), pois queríamos curtir os bares e não ter que dirigir ou pegar taxi/Uber depois. O escolhido foi o Dauphine Orleans Hotel, e foi uma excelente opção.
Para encontrar esses e outros hotéis você pode clicar em Booking.com.
Graceland – a mansão de Elvis
COMO NOS DESLOCAMOS
Pegamos um vôo direto de Brasília para Nashville, com escala em Miami. A escala foi longa, durou quase seis horas, mas ainda assim achamos mais prático do que ir para Atlanta e dirigir até Nashville.
Quanto ao transporte lá mesmo, decidimos alugar um carro só no sexto dia da viagem (último dia em Nashville), pois queríamos visitar a fábrica da Jack Daniel’s na cidade de Lynchburg, a cerca de 120 quilômetros de distância.
O carro foi devolvido em New Orleans, logo depois de feito o check in no hotel. New Orleans tem ótimas opções de locomoção: street car (bondinho), transporte público e serviço de Uber e taxi.
AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA ROTA DO BLUES
A última coisa antes de “por o pé na estrada”, era fazer reserva dos lugares que fazíamos questão de conhecer.
Os imperdíveis eram: Grand Ole Opry, Bluebird Cafe (em Nashville), a fábrica do uísque Jack Daniel’s (em Lynchburg), o BB King’s Blues Club e a Graceland (em Memphis) e o passeio no barco Natchez Steamboat (em New Orleans).
Falando assim, parece que foi simples. Mas tivemos que fazer algumas escolhas e deixar alguns lugares fora do roteiro. Como Tupelo (lugar de nascimento do Elvis), Muscle Shoals (cidade das gravadoras), Indianola (cidade em que cresceu BB King e que conta com um museu em sua homenagem). Quem já viajou e não teve que fazer isso?
Viajar em grupo pode ser uma delícia ou um pesadelo. Vai depender de vários fatores. No nosso caso, gostamos de fazer um planejamento de guia, deixando que cada um escolha livremente se quer ou não seguir. Evita desperdício de tempo na hora de decidir o que fazer no dia.
CADA LUGAR UMA HISTÓRIA
Em Nashville, berço da música country americana, além de andar pela Broadway e conhecer fomos descobrir o que é o honky tonk e o porquê do lugar ser conhecido como a “cidade da música”. Veja o post com nosso roteiro completo na cidade aqui.
Em Memphis queríamos saber o porquê de muita gente continuar falando que Elvis Presley não morreu. Queríamos visitar o Studio Sun, considerado o berço do rock n’ roll, e sentir um pouco do legado de Martin Luther King, que foi assassinado na cidade.
Não queríamos, também, desperdiçar a chance de passar por Tunica, considerada a porta de entrada para o blues.
E finalmente, em New Orleans, nos dedicaríamos a descobrir os vários aspectos de uma cidade que conseguiu dar a volta por cima em grande estilo. Isso depois de ter sido arrasada por um furacão em 2005 (Katrina). A cidade que conservou a arquitetura típica, oferece uma gastronomia tradicional e deliciosa. E também mantém a vibração e o agito da Bourbon Street. Ao som de muito jazz, naturalmente.
Deu para sentir que a nossa expectativa era grande? Venha com a gente e acompanhe os nossos post sobre esta incrível road trip pela Rota do Blues!
COMENTE:
Gostou do post? Deixe um comentário aqui embaixo.
Se tiver alguma pergunta teremos prazer em ajudar.
Beth e Bela.
Veja também os outros posts sobre a Rota do Blues:
1 – Nashville: 4 dias especiais pela Cidade da Música
2 – Nashville: dicas práticas para sua viagem
3 – Memphis: roteiro de 2 dias no berço do Rock
4 – New Orleans: roteiro de 4 dias com muito jazz
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:
Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva, mas só pode ser usado uma vez.
- DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
- DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
- DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
- DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
- DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
- PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.