O mais importante para qualquer mala de viagem é combinar conforto com funcionalidade. Com isso em mente, você monta uma mala prática sem dor de cabeça.
Antes de mais nada, verifique as regras de bagagem da sua companhia aérea. Se for possível para você levar somente uma mala de mão, tenha certeza de que sua bagagem se enquadra nas regras da empresa.
Além disso, leve em consideração o tipo de viagem e decida se é melhor uma mochila grande, uma mala média, se é melhor de rodinhas ou a tira-colo. Lembre-se sempre do peso… quase sempre a mala pequena de rodinhas é a melhor opção. Hoje existem malas menores que as pequenas, são mínimas e bem leves.
O planejamento
Já fiz muita mala de viagem que deu errado – tanto para frio quanto para calor. Na maior parte das vezes, o problema é que eu levava coisa demais e ficava sem peças que realmente combinavam com o estilo da viagem. Isso leva em conta não só a temperatura, mas os passeios programados e os lugares que vamos frequentar.
Hoje em dia, eu planejo minha mala da seguinte forma:
- Já com o roteiro da viagem em mãos, pesquiso sobre o clima do lugar. Isso inclui temperatura média, quantidade de vento e previsões de chuva ou neve. Presto atenção nas indicações de sensação térmica (muitas vezes, a temperatura pode variar bem acima ou abaixo).
- Faço uma lista de peças que não podem ficar de fora.
Peças-chave que não podem faltar na sua mala
- Frio – para temperaturas extremas: blusa térmica (as chamadas segunda pele); blusa de frio intermediária; blusa de lã e um casaco poderoso (de preferência em três camadas e corta-vento). Para a parte de baixo: calça térmica; meia-calça de lã; legging e, se precisar, uma calça de tecido mais grosso ou corta-vento.
- Frio – para temperaturas amenas: uma camiseta ou blusa leve de manga comprida; uma boa blusa de lã ou outro tecido quentinho e um casaco (este não precisa ser tão quente, a não ser que você queria dispensar a lã). Para a parte de baixo, uma meia-calça grossa e uma legging ou calça de tecido mais quente como moleton fazem o serviço. Lembre-se de que a calça jeans é um tecido frio e quase nunca é a melhor opção.
- Calor extremo: camisetas e shorts (ou bermudas e saias) de tecido mais leve, bem como vestidos soltos. Aqui não tem segredo! Quanto menos, melhor. Mas lembre-se de que roupas muito curtas expõem mais pele ao Sol e a assaduras, então use filtro solar! Uma boa pedida é um chapéu para proteger o rosto. Se você não dispensa uma calça, procure aquelas mais soltas e de tecidos bem leves.
- Para um calor parecido com o que você experimenta na sua cidade, lembre-se de escolher roupas que sejam confortáveis.
Selecionando as peças
- Com esta lista em mãos, analiso o que eu já tenho e o que vou precisar pegar emprestado ou comprar. Na hora de selecionar as peças, pense naquelas que combinam entre si, assim você pode montar vários looks com um mesmo short, por exemplo.
- Se o esquema anterior não funciona para você, monte os looks por dia! Como muitas vezes eu repito as camadas mais externas (no frio) ou as partes de baixo (no calor), busco montar vários looks com uma mesma peça. Isso também ajuda a manter a mala mais leve. Lembre-se de que você não precisa de mais que um casaco para frios extremos, o que varia são as 3 camadas de baixo.
- Disponha os itens selecionados na cama e verifique se dá pra tirar alguma coisa. Lembre-se, uma mesma calça pode e deve ser usada mais de uma vez. Se você optou por escolher peças intercambiáveis em vez de montar os looks por dia, considere a quantidade de tempo que vai ficar viajando.
- Esse é o momento de conferir se não está faltando nada. Um checklist como este pode te ajudar a lembrar do pijama, roupas de baixo e itens de higiene pessoal.
Sapatos – como escolher o que levar na mala
- Com os looks prontos, é hora de pensar nos calçados e outros assessórios funcionais.
- O ideal é sempre levar dois sapatos e um chinelo (que você vai usar na hospedagem, mesmo que seu destino seja frio). Se sua viagem tiver uma semana ou menos, somente um sapato deve ser suficiente.
- Para frios extremos, com chuva ou neve, uma bota de neve e um tênis, ambos impermeáveis. Sempre levamos as botas da Turim Shop, super confortáveis e forradas de lã. Podem ser usadas na neve, em temperaturas abaixo de zero e até 15 graus positivos.
- Para climas mais amenos, uma bota e um tênis comuns – que sejam confortáveis e combinem com seus looks. Para o calor extremo, sandálias abertas ou alpargatas, mas sempre lembrando de que devem te sustentar bem com muita caminhada. Mesmo no calor extremo, busco levar um tênis mais leve, mas na maior parte das vezes ando só de chinelo.
- O chinelo também é seu melhor amigo em caso de voos mais longos em que costumamos tirar o sapato. Eu uso com meia mesmo. Não é super estiloso, mas é prático e facilita muito a vida na hora de ir ao banheiro ou esticar as pernas no meio da viagem.
Acessórios – itens que fazem toda diferença
- No caso do frio extremo, em que as roupas quase sempre não são muito estilosas, o cachecol é um salva-vidas. Além de ser fundamental para aquecer a região do pescoço e peito, usando cachecóis diferentes, você consegue dar uma variada no look. Eu gosto de cachecóis bem grandes que eu possa usar para proteger até os ouvidos e o nariz. Não sou muito fã de gorros, então muitas vezes também uso o cachecol para proteger a cabeça.
- Gorro: por mais que eu não goste de usar gorros, sempre levo comigo um ou dois. Eles também ajudam a montar o look e protegem a cabeça e ouvidos, evitando resfriados.
- Luvas: para mim, sentir frio nas extremidades é muito desconfortável. Sempre sofri com luvas até decidir usar uma de esportes de inverno. Ela é térmica por dentro e corta-vento por fora, além de ter elásticos que prendem no pulso, assim quando você tira, basta deixar pendurada na sua mão sem se preocupar com perdê-la. Não é a luva mais bonita, mas é a que me mantém 100% aquecida e não some!
- Para o calor extremo, o chapéu pode ser um bom aliado. Geralmente, é indicado o uso de chapéus de palha que não esquentam a cabeça, mas protegem do Sol.
Mala de mão – esteja prevenido!
Ninguém imagina que vai passar por isso, mas tenha em mente que sua mala pode ser extraviada e você talvez fique sem seus pertences por um ou mais dias de viagem. Neste caso, o ideal é levar na mala de mão uma muda de roupa e, para lugares frios, carregar o casacão de fora consigo. Outros itens importantes são:
- Para voos mais longos, escova e pasta de dente, lenços umedecidos e hidratante para mãos, além do chinelo;
- Qualquer objeto de valor que você esteja levando, desde computadores até joias;
- Um bom livro ou outro entretenimento para os momentos de espera.
- Grande parte das companhias aceita que você leve um mochila pequena e uma mala de mão consigo no avião, preste atenção nestas regras para planejar sua bagagem da melhor forma.
Organizando a mala
Com as peças (prefira tecidos que não amassem), sapatos e acessórios separados, chegou a hora de montar a sua mala. As peças de roupa podem ser todas enroladas (inclusive as calças) e as meias devem ser guardadas dentro dos sapatos. Estes, devem ser armazenados em saquinhos ou você pode colocar toucas de plástico descartáveis no solado para não sujar as roupas. Os sapatos são a primeira camada da mala, mas se você optar por levar somente dois, viaje com o maior. Os itens de higiene pessoal podem ser guardados em um necessaire, os cintos dispostos ao longo da mala.
Uma dica valiosa é colocar primeiro o que você vai usar por último. Você também pode comprar organizadores e armazenar, em cada um, uma categoria de roupas, ou os looks de dia e os de noite. O mais importante é fazer aquilo que vai facilitar sua vida. Eu gosto muito das embalagens a vácuo, principalmente para malas de inverno. Já existem modelos que não precisam de aspirador de pó para remover o ar, então você pode trazer as roupas de volta compactadas também. Na internet, existem vários vídeos que ensinam a dobrar as roupas de um jeito especial pra que elas ocupem menos espaço e não amassem tanto. Use e abuse!
Mais dicas pré-viagem do Bellas On The Road
Antes da viagem: o que você não pode esquecer
Passaporte: saiba como tirar ou renovar o seu
Quer viajar para os Estados Unidos? Veja o que você precisa saber!
Vai para a Disney? O que é bom saber antes de viajar
Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu
Para facilitar sua viagem:
Reunimos abaixo alguns serviços que indicamos, usamos em todas as viagens e são nossos parceiros, e valem a pena:
- HOSPEDAGEM: Utilizamos o site Booking.com para a reserva de passeios e hotéis. Entre por este link: Booking.com.
- Esse outro link aqui dá direito a R$50 reais de desconto na reserva do Booking.com, mas pode ser usado uma única vez: desconto Booking.com.
- PASSAGEM AÉREA: sempre procuramos primeiro no Skyscanner.com. Entre por este link: Skyscanner.com.
- ALUGUEL DE CARRO: o site da Rentalcars.com pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva. Entre por este link aqui: Rentalcars.com
- SEGURO DE VIAGEM: Consideramos muito importante fazer um seguro de viagem para ter uma viagem tranquila e recomendamos o Seguros Promo. Entre por este link aqui: Seguros Promo
- INTERNET NO EXTERIOR: Hoje em dia não dá para ficar desconectado. Garanta um ótima conexão com o chip da Yes Brasil. Para ter 10% de desconto, use o cupom BELLASONTHEROAD10. Entre por este link aqui: Chipdeviagem.com.
COMENTE:
Gostou do post? Deixe um comentário aqui embaixo.
Se tiver alguma pergunta teremos prazer em ajudar.