A pequena e linda Hallstatt, na Áustria, parece uma daquelas cidades de contos de fadas. É o lugar ideal para quem gosta de romance, história, fotografia e também de aventura.
Hallstatt é tão pequena que pode ser atravessada a pé em vinte minutos. Mas com certeza você vai levar mais tempo: é impossível resistir à tentação de parar para bater fotos, para ficar admirando o lago e todas as casas de madeira. Ver cada cantinho desta pitoresca cidadezinha que é um charme só.
UMA VILA APAIXONANTE
Dá para perceber que vão faltar adjetivos para descrever Hallstatt. Nós realmente nos apaixonamos por ela. Hallstatt é fascinante, é encantadora, é cheia de belezas naturais e é romântica. Sim, seria o lugar ideal para se casar. Pense nisso!
Hallstatt merece muito ter sido eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1997. Distante 80 quilômetros de Salzburg e 290 quilômetros de Viena, na Áustria, Hallstatt fica às margens do Hallstätter See, espremida entre esse lado e a montanha Dachstein.
HISTÓRIA QUE VEM DE LONGE
Hallstatt ficou famosa no Século XIX, quando descobriram na região um sítio arqueológico pré-histórico. Os celtas e os romanos também passaram pelo povoado. Durante o império dos Habsburgo, o lugar foi super cobiçado por causa das suas minas de sal.
Hoje em dia a maior atividade da cidade é o turismo.
Parece que todo mundo descobriu Hallstatt como destino turístico ao mesmo tempo. É só fazer uma busca simples no Instagram para ficar de queixo caído com as fotos.
Por falar em fotos, vamos deixar logo uma dica. Para tirar a foto “cartão postal” de Hallstatt, siga pela rua Gosaumühlstrasse até o número 67. Não tem erro, tem sempre muita gente lá!
QUANDO IR A HALLSTATT:
Hallstatt é bonita de qualquer ângulo. Tão bela que os chineses fizeram uma réplica da cidade em seu país, na Província de Cantão. O que não impede de muitos deles quererem conhecer a cidade original. Por isso, não se espante de ver tantos turistas chineses na cidade.
Portanto, é bom saber que durante os meses de abril a novembro a cidade fica lotada de turistas vindos do mundo inteiro.
Mas esses são também os meses de clima mais agradável, e quando você consegue pegar todos os estabelecimentos abertos. Muitos hotéis, restaurantes e atrações fecham durante o inverno, de dezembro a março.
Nós fomos em outubro e tivemos o privilégio de ver as cores do outono. Você também pode ver, se for de meados de setembro ao início de dezembro.
TABELA DO NOSSO ROTEIRO DE 1 DIA EM HALLSTATT
Aproveite nossa tabela. Faça download ou imprima e leve em sua viagem.
E não faça como a gente. Fique mais tempo na cidade!
Turismo de aventura, fotográfico ou histórico? Aproveite tudo.
Hallstatt é uma atração em si mesma, mas existem alguns pontos turísticos muito interessantes a serem visitados.
- Hallstatter See. Dá para explorar o lago andando de pedalinhos, de barco a remo ou no ferryboat que cruza o lago. Assim você vai ter uma das melhores vistas da cidade.
- Central Square Marktplatz (Praça Central). É o coração da cidade, onde acontecem as principais festas cívicas. No centro da praça está a estátua da Santíssima Trindade, de 1744. Em volta há várias lojinhas, cafés e restaurantes.
- Evangelische Pfarrkirche Hallstatt (Igreja Protestante de Hallstatt). A sua torre aparece no “cartão postal” da cidade e foi erguida em 1785.
- Pfarrkirche Maria Himmelfahrt (Igreja Paroquial da Assunção). Construída em estilo gótico tardio, em 1505, possui bonitos vitrais. Lá do alto tem-se uma vista linda, boa recompensa após ter subido vários degraus de escada.
- Beinhaus (ossário). Conhecido também como Charnel House, fica atrás da Igreja Paroquial. Nos anos 1700, por falta de espaço, a igreja começou a desenterrar os ossos e a guardá-los no Beinhaus. Cerca de 600 famílias pintaram os crânios e escreveram as datas de nascimento e morte, costume que durou até os anos 1960.
- World Heritage Museum Hallstatt (Endereço: Seestraße 56). Tem vários artefatos descobertos na cidade, ligados às minas de sal e à Idade do Ferro. Entre 1969 e 2002, quando foi reaberto, ele era conhecido como Präehistorisches Museum.
- Janu Sports Shop (Endereço: HSeestraße 50). No subsolo desta loja de esportes há uma escavação arqueológica. Dá para se ter uma ideia do passado da cidade. É só entrar na loja e procurar no lado direito, entre as prateleiras e cabides, uma escada. É de graça.
Top of Hallstatt: atração para todos os gostos
Mas Hallstatt não é apenas um cenário encantador e histórico. Ela também tem um lado aventureiro. Para isso, basta andar uns 15 minutos a pé, a partir do centro, para chegar até o Top of Hallstatt (Endereço: Salzbergstraße, 21).
O lugar reúne um funicular (ou teleférico), uma lojinha (com produtos de sal), a Salzwelten, considerada a mina de sal mais antiga do mundo, um restaurante e a Skywalk, uma plataforma (mirante) a 350 metros de altura, com uma vista panorâmica espetacular dos Alpes (região de Dachstein Salzkammergut), do lago e da cidadezinha de Hallstatt.
A subida do funicular mais a visita à mina custam 30 euros. Se preferir, pague 16 euros e pegue o funicular para curtir a vista do mirante, sem visitar a mina.
COMO CHEGAR A HALLSTATT:
A partir de Salzburgo:
Carro – é a maneira mais fácil de chegar, lembrando que Hallstatt fica só a 80 quilômetros de Salzburg.
O único inconveniente é achar vaga nos estacionamentos. Sim, porque os carros não circulam dentro de Hallstatt. Para quem fica hospedado na cidade, há um serviço de vans (shuttle) o tempo todo entre o Estacionamento P1 e os hotéis. Você chama e espera no próprio estacionamento. Há outros dois estacionamentos: P2 e P3. Mas procure chegar cedo, principalmente na época de alta temporada.
Trem – indicado, especialmente no inverno quando as estradas ficam cobertas de neve. A estação fica do outro lado do lago, do oposto da cidade. De lá tem que pegar um ferryboat, que parte de hora em hora, até o centro da cidade.
ONDE COMER:
– Gasthof Simony Restaurant am See (Endereço: Wolfengasse 105). Nós adoramos este restaurante. Ele fica dentro do hotel de mesmo nome, onde ficamos, e oferece pratos da tradicional gastronomia austríaca e alemã. Tanto o Schnitzel (parece o nosso bife à milanesa) quanto o Goulash estavam deliciosos. Claro que aproveitamos também o pátio externo onde tomamos um bom vinho (e cerveja!) apreciando a vista do lago.
– Die Gemischtwarenhandlung am See (Endereço: Gosaumühlstraße 62). Não se assuste com o tamanho do nome do lugar, nem com o aspecto de mercearia. É um lugar bom para fazer um lanche e tomar um café. Para nós foi bom também porque não estava tão cheio como os restaurantes da Praça Central.
ONDE FICAR EM HALLSTATT:
– Gasthof Simony – Fica em uma casa construída no século XV, que virou hotel em 1882. Tem uma localização maravilhosa, bem na esquina com a Praça Central. Apesar de ser uma casa tão antiga, com uma decoração rústica, tem bastante conforto e uma vista linda do lago, especialmente nos quartos com varandinha.
DICAS DAS BELLAS:
- Se puder, evite o período do auge do verão europeu (julho e agosto);
- Muitos turistas fazem um bate-e-volta à cidade. Por isso, o horário entre 11h e 16h é o mais concorrido;
- Pernoite na cidade. Vale muito a pena curtir a vila com mais calma;
- Aproveite para comprar produtos à base de sal.
- Fiquem atentos: muitos hotéis, restaurantes e atrações (como a mina de sal) fecham durante o inverno (de dezembro a março).
Mais informações:
Agradecimento:
Agradecemos ao Escritório de Turismo o apoio e ao Hotel Gasthof Simony toda a atenção e carinho com que fomos recebidas.
VAI PARA O LESTE EUROPEU? OUTROS POSTS DESSA ROADTRIP:
Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu
O que fazer em Stuttgart: 2 dias entre cervejas e automóveis
Salzburg: o que fazer em 1 dia na cidade de Mozart
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:
Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva, mas só pode ser usado uma vez.
- DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
- DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
- DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
- DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
- DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
- PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.