Se está planejando conhecer a Áustria, inclua adrenalina na sua viagem e vá até o Five Fingers! Nós já sabíamos que ficaríamos apaixonadas pelos Alpes Austríacos, mas não estávamos preparadas para ficar tão deslumbradas com esse mirante maravilhoso na cordilheira Dachstein Krippenstein.
Muita gente vai para a Áustria pensando em conhecer museus, lugares históricos, música clássica e se sabe que é possível adicionar um pouquinho de adrenalina nessa viagem. A Áustria tem tudo isso, e visitar o Five Fingers foi uma aventura de deixar todo mundo sem fôlego, literalmente.
Na verdade este ponto da cordilheira Dachstein Krippenstein é um complexo com várias atrações. Entre elas, a Dachstein Giant Ice Cave (Caverna de Gelo Gigante); a exploração da Mammut and Koppenbrüller Caves (Caverna Mammut); a trilha Heilbronner Cross; o Dachstein Shark (tubarão) e o Five Fingers. Para chegar a esses pontos tem que pegar um ou mais teleféricos.
Primeiro teleférico
No primeiro platô, estão as cavernas Dachstein Giant Ice Cave e o Mammut Cave, descobertas em 1910. Dá para comprar ingresso para as duas ou só para uma. As visitas são guiadas e duram 50 minutos cada.
A Caverna de Gelo recebeu uma iluminação especial e a partir de 2018 passou a oferecer um belíssimo espetáculo de som e luz.
Segundo teleférico
Mas foi no platô seguinte, depois do segundo teleférico, que encontramos adrenalina total.
Logo que descemos do teleférico, o ar gelado e o vento forte já nos avisaram que a aventura iria começar.
Fomos em frente (na verdade, à direita) e depois de 30 minutos de caminhada chegamos ao Five Fingers. A trilha é uma aventura – muito vento e a maior parte do tempo sem grade de proteção. Não chega a ser perigosa, mas dá um pouco de medo sim.
Esta atração turística foi aberta ao público em outubro de 2006 e é conhecida como um ponto de observação que é Patrimônio Mundial.
O que é o Five Fingers?
O Five Fingers é formado por cinco plataformas de observação que se erguem como uma mão a 2.100 metros de altura e que se projetam sobre um abismo de 400 metros, oferecendo uma das vista mais espetaculares dos Alpes.
Uma beleza impressionante/estonteante e que rende fotografias incríveis. Mas é bom avisar que não é um passeio para quem tem medo de altura, nem para os fracos de coração (e não é exagero!).
Cada plataforma oferece uma surpresa: a primeira tem uma moldura de um quadro e dá para tirar foto imitando a Mona Lisa, com uma paisagem espetacular ao fundo; a segunda tem o chão todo de vidro (pena que já estava bem arranhado); a terceira é menor do que as outras, que têm 4 metros, não é acessível e tem um trampolim para simbolizar a liberdade nas montanhas; o quarto “dedo” tem um buraco no chão que permite olhar o abismo abaixo e a última plataforma tem uma luneta gratuita para olhar mais longe ainda.
Se a intenção de quem construiu as segunda e quarta plataformas era que a pessoa olhasse para o abismo, não deu certo para nós. A vista à nossa frente era algo magnético, dava para ver a cidade de Hallstatt, o lago Hallstättersee e um bom pedaço da região de Salzkammergut. E não perdemos tempo olhando para baixo.
Um navio de alumínio no caminho de volta
A caminhada de volta não foi tão fácil, pois era uma subida. Foi um pouco tensa e tivemos de parar de vez em quando para recuperar o fôlego. Pense na combinação: altitude e frio!
Um ponto que pode ser usado para relaxar e apreciar a vista é o Welterbespirale, um mirante espetacular que lembra um navio de alumínio. Ele fica no meio do caminho, entre o teleférico e o Five Fingers.
Parada para “recarregar as baterias”
Antes de pegarmos o teleférico de volta, paramos no restaurante Mountain Restaurant Dachstein Krippenstein, com grandes janelas envidraçadas e com uma vista maravilhosa da Geleira Dachstein e do Lago Hallstättersee.
Escolhemos um vinho delicioso (austríaco, naturalmente) e pedimos Salada 5 Fingers, com pedaços de peito de frango crocantes. A combinação ficou perfeita. A casa oferecia também pasta, Goulash, Schnitzel, Cheese spätzle e outras comidas típicas.
Depois de toda aquela caminhada (no frio!) foi muito bom ter parado ali para recarregar as baterias!
Para quem quiser ir até o Tubarão (Dachstein Shark), ao descer do segundo teleférico pegue a trilha da esquerda e se prepare para uma caminhada de uma hora e meia (ida e volta) em direção ao Heilbronn Circular Trail.
O Tubarão é uma escultura em ferro de 8 metros, instalado em agosto de 2013, e que rende fotos linda, tiradas de dentro de sua “boca”.
Como chegar aos Five Fingers:
De carro:
- Saindo de Hallstatt: Pegar a estrada Hallstättersee Landesstrasse, contornando o lago em direção à cidade de Obertraum. A distância é de apenas 5 quilômetros. Siga as placas até o Dachstein Tourismus, onde tem que pegar dois teleféricos consecutivos até o Five Fingers.
- Saindo de Salzburg, pegar a Auto-Estrada A1 ou a Estrada 158 até a cidade de Bad Ischl e depois mais 25 quilômetros até Obertraun e de lá seguir as placas até o teleférico.
- Para quem for usar o GPS, o endereço é: Dachstein Tourismus AG, Winkl, 34 – 4831 – Obertraun
Há estacionamento gratuito bem perto do teleférico, com capacidade para trezentos carros e dez ônibus.
Preços:
- Há cinco tipos de tickets. Nós escolhemos o “Panorama ticket” que incluía dois teleféricos (ida e volta); o Five Fingers, o Shark e a plataforma Welterbesirale e pagamos 30,90 euros por pessoa.
- O “Ice Mammut cave ticket” e o “Combined cave ticket” incluem um teleférico (ida e volta) e uma só ou as duas cavernas. Custa, respectivamente, 34,50 e 40,30 euros por pessoa.
- O “All inclusive ticket” é um combo que inclui todas as atrações e custa 46 euros por pessoa adulta.
Horário do teleférico: abre sempre às 8h40, mas dependendo da época do ano pode fechar às 19h (no verão); ou 17h (no verão). Para confirmar os horários acesse www.dachstein-salzkammergut.com ou mande e-mail para info@dachstein-salzkammergut.com.
DICAS DAS BELLAS
– Mesmo indo no verão, leve agasalhos por causa dos constantes ventos.
– Use roupa e sapatos confortáveis, pois até chegar ao Five Fingers tem que caminhar em uma trilha e em alguns trechos tem muitas pedrinhas.
– Leve uma garrafinha de água.
– Protetor solar e óculos escuros são altamente recomendáveis, mesmo no inverno.
– Se for visitar só o Five Fingers, reserve pelo menos 3 horas. Se for incluir todas as outras atrações, prepare-se para um dia inteiro.
Para mais informações:
https://dachstein-salzkammergut.com/en/summer/summer-mountain/panorama-map-summer/ (mapa da montanha)
https://dachstein-salzkammergut.com/en/summer/above-ground/5fingers/
https://www.obertraun.net/home-en-US-2/
VAI PARA A ÁUSTRIA? OUTROS POSTS DESSA ROADTRIP:
Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu
Salzburg: o que fazer em 1 dia na cidade de Mozart
Hallstatt: um dia na vila mais charmosa da Áustria
Gosausee: o lago mais bonito e fotogênico da Áustria
DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:
Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
- DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva, mas só pode ser usado uma vez.
- DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
- DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
- DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
- DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
- DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK.
- DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK.
- PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.