A explosão em Beirute, capital do Líbano, na última terça-feira (4) provocou uma onda de devastação e já conta mais de 100 mortos e cerca de 5 mil feridos.

rua devastada em Beirute
Imagem cedida pelo perfil no Instagram @carla.rodando.o.libano

A comunidade internacional está se mobilizando para apoiar o país, que sofre com a sobrecarga do sistema de saúde e uma possível crise de desabastecimento de alimentos. A destruição do porto deixou o Líbano com um estoque de grãos suficiente para alimentar a população por apenas um mês.

O país já vinha enfrentando uma grave crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19. Além disso, a situação dos refugiados sírios, já abalados pela pandemia e a economia fragilizada, é crítica.

rua devastada em Beirute
Imagem cedida pelo perfil no Instagram @carla.rodando.o.libano

Como fazer doações

Se você puder e quiser oferecer ajuda à comunidade libanesa, a melhor maneira é baixar o aplicativo da Cruz Vermelha Libanesa e contribuir com qualquer quantia.

A Embaixada do Líbano no Brasil também está recebendo doações. O órgão solicita itens básicos de gênero alimentício, como grãos e enlatados, materiais de construção de todos os tipos e equipamentos para a reconstrução do porto. Assistência médica e suprimentos cirúrgicos e hospitalares também são necessários. Para oferecer ajuda, entre em contato pelo telefone (61) 99943-7880 ou pelo e-mail sec.embaixador@libano.org.br.

Você também pode ajudar o grupo de voluntários que está apoiando a reconstrução de casas devastadas pela explosão. O Rebuild Beirut já ofereceu suporte para cerca de 120 residências e você pode acompanhar esse trabalho magnífico pelo perfil do grupo no Instagram.

Outras formas de ajudar

Caso não tenha condições de fazer doações agora, compartilhe esse texto e outras informações sobre ajuda humanitária ao país. Evite o compartilhamento de notícias falsas. Lembramos que as causas da explosão ainda não foram apuradas e o importante agora é oferecer ajuda às famílias afetadas. Orações de qualquer credo também são bem-vindas.

prédio destruído em Beirute
Imagem cedida pelo perfil no Instagram @carla.rodando.o.libano
(Visited 171 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *