Há muitos lugares belíssimos nos arredores de Paris que podem ser conhecidos em um passeio de um dia. Entre tantas opções, nós escolhemos visitar o Château de Chantilly. Confira nesse post o nosso bate e volta ao Castelo de Chantilly, castelo cheio de arte e muito charme.

A partir de Paris é possível fazer vários passeios bate e volta muito interessantes. No nosso caso, queríamos um passeio que nos permitisse aproveitar o tempo entre a saída do apartamento que alugamos pelo Airbnb e o embarque no voo de volta para o Brasil. Por sugestão da querida Telma, da Telma France Tour,  fomos visitar o lindíssimo Château de Chantilly, conhecido como o “castelo das artes”. Ele fica na cidadezinha de Chantilly, a apenas 50 quilômetros do centro de Paris e a meia hora do Aeroporto Charles de Gaulle.

Um dos jardins do Château de Chantilly
Um dos jardins do Château de Chantilly
Château de Chantilly: cenário cinematográfico

Talvez você já tenho ouvido falar do Château de Chantilly, mas não se lembre de que foi lá que aconteceu o casamento do jogador Ronaldo e Daniela Cicarelli em fevereiro de 2005. O Castelo de Chantilly é o lugar perfeito não só para grandes eventos como esses como também para ser cenário de filmes. Ele já apareceu, por exemplo, em filmes como Maria Antonieta, de Sofia Copolla; Vatel, um banquete para o rei; e 007, na Mira dos Assassinos (James Bond, a View to a Kill). Nesse último algumas cenas foram filmadas no hipódromo e nos estábulos do Château de  Chantilly. Nada mais adequado,  pois não se pode esquecer que Chantilly é considerada a capital francesa das corridas de cavalo.

Mas, na nossa opinião, os grandes destaques do Castelo de Chantilly são a decoração interior e o seu acervo de pinturas antigas (aquelas feitas antes de 1850), considerado o segundo maior do mundo, atrás apenas da coleção do Museu do Louvre.

Château de Chantilly: decoração luxuosa
Château de Chantilly: decoração luxuosa
Um pouquinho de História

Como muitos outros castelos na França, o Castelo de Chantilly foi construído no lugar onde existira uma antiga fortaleza medieval, rodeada de água.

Erigido entre 1386 e 1394, a sua “modernização” começou com Anne de Montmorency (1492–1567), em 1528, mas foi Luís de Bourbon, o Príncipe de Condé (1621-1686), quem deu continuidade ao empreendimento. Foi ele que contratou o famoso paisagista André Le Nôtre, em 1663, para fazer os jardins.

O Grand Château do Castelo de Chantilly foi destruído durante a Revolução Francesa e reconstruído entre 1875 e 1885, a mando de Henri d’Orléans, o Duque de Aumale (1822-1897). Ele era filho do Rei Luís Felipe, o último rei francês. O duque acumulou uma grande coleção de obras de artes e, em 1886, ele doou tudo para o Instituto da França com a condição de que nenhuma modificação poderia ser feita. Se por uma lado, os quadros do Museu Condé parecem um pouco misturados, por outro nos permite ter uma visão mais exata do aspecto que as salas de pintura tinham no Século 19.

Já os famosos estábulos (Grand Écuries), construídos pelo arquiteto Jean Aubert entre 1719 e 1735, foram poupados da fúria revolucionária. Desde 2013, funciona ali o Musée Vivant du Cheval (Museu do Cavalo). Aqui são apresentados os famosos espetáculos equestres.

Entrada do Château de Chantilly
Entrada do Château de Chantilly
A visita ao Castelo de Chantilly

O Castelo de Chantilly fica em uma propriedade de 78 quilômetros quadrados, com lagos artificiais, bosques e belíssimos jardins. Toda essa área forma a Domaine de Chantilly.

Ao visitar o Castelo de Chantilly se prepare para ficar deslumbrado com a exuberante e luxuosa decoração dos cômodos. São salas e mais salas decoradas com tapeçarias nas paredes, sofá e cadeiras, por exemplo, que pertenceram à Rainha Maria Antonieta, e uma coleção de obras de arte fascinante.

O Castelo de Chantilly por dentro

Chegando aos portões da propriedade, a bilheteria fica logo à esquerda de quem entra. O estacionamento é pago e a entrada fica logo adiante.

O Château de Chantilly é composto pelo Grand Château, uma construção de forma triangular, e pelo Petit Chateau, que parece um “braço” e foi construído em torno do Pátio Capitainerie.

O acesso ao castelo é feito pelo Pátio de Honra e começamos a visita no Grand Château, onde ficam a Capela e as Grandes Galerias de Pintura. No Petit Château ficam os Grandes Apartamentos, no primeiro andar, e os Pequenos Apartamentos, no térreo. Essa é apenas um explicação didática, para se entender a estrutura do castelo, já que o acesso aos dois se dá por uma só entrada.

À direita da recepção, logo depois da escadaria, fica a Capela do Château de Chantilly. Ela é decorada com vitrais do Século XVI e vários painéis de madeira esculpida. A luz que entra pelas vidraças ilumina o espaço e dá um ar muito especial ao lugar.

Capela do castelo e seus lindos vitrais do Século 16
Capela do castelo e seus lindos vitrais do Século 16

Voltando ao hall de entrada e seguindo em frente, entramos nos Grandes Apartamentos. Passamos primeiro pela Antecâmara, pela Sala da Guarda, onde estão expostas algumas armas, e pelo Quarto do Senhor Príncipe. Aqui fica também a belíssima biblioteca (Cabinet des Livres), com treze mil livros, incluindo um exemplar da Bíblia de Gutenberg, e setecentos manuscritos do Século XV.

Biblioteca do castelo: 13.000 livros e 700 manuscritos
Biblioteca do castelo: 13.000 livros e 700 manuscritos

Logo depois da Grand Singerie, uma sala com decoração chinesa e pinturas de macacos, entramos na Galeria das Batalhas, decorada com onze enormes quadros retratando as vitórias do Grand Condé. O último aposento dessa parte do castelo é o Salão de Música.

Galeria das Batalhas: salão com 11 tapeçarias
Galeria das Batalhas: salão com 11 tapeçarias
Salão de Música: harpa inglesa da Duquesa de Aumale
Salão de Música: harpa inglesa da Duquesa de Aumale
Visitando as Grandes Galerias da Pintura

Voltando ao hall de entrada e dobrando à direita, entramos na área das Grandes Galerias da Pintura, compostas pelas Galeria dos Cervos, Galeria do Escritório, Galeria do Logis, Galeria da Psyque e muitas outas salas. A maior delas é a La Galerie de Peinture (Galeria de Pinturas). São 85 obras distribuídas em um salão com iluminação natural, proveniente do teto de vidro. O espaço foi feito com o propósito de deslumbrar os convidados e garantimos que, ainda hoje, quem visita o lugar fica deslumbrado com tanta pinturas magníficas.

Sala dos Cervos: tapeçarias com cenas de caça
Sala dos Cervos: tapeçarias com cenas de caça
Galeria das Pinturas no "Castelo das Artes"
Galeria das Pinturas no “Castelo das Artes”
Galeria de Pintura: uma visita que vale a pena

Entre as obras mais famosas da Galeria de Pintura, estão As Três Graças, de Rafael, e O Massacre dos Inocentes, de Nicolas Poussin (1628). Além dessas, há vários outros quadros de Piero de Cosimo, Delacroix, Watteau e muitos outros. Achamos que vale a pena gastar mais tempo nessa parte do castelo, passando com calma pelas várias salas onde estão expostas essas obras maravilhosas. Não deixe de ver a o Gabinete Clouet e a Sala Tribuna, inspirada no espaço de mesmo nome da Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

Sala Tribuna: parecida com a da Galeria Uffizi
Sala Tribuna: parecida com a da Galeria Uffizi

Descendo as escadas, no térreo, ficam os Apartamentos Pequenos ou Apartamentos Privados dos Duques, onde só se tem acesso com visita guiada, paga a parte (5 euros).

E para finalizar a nossa visita ao castelo, claro que fomos à lojinha de souvenir.

Principais atrações do Château de Chantilly
  • Museu Condé (dentro do Castelo de Chantilly): recheado com mais de cinco mil obras de artes (pinturas, desenhos, fotografias antigas e esculturas), de artistas famosos como Rafael, Botticelli, Pousin, Ingres, Delacroix, Fra Angelico e muitos outros;
  • Cabinet des Livres (Gabinete dos Livros): com 13 mil volumes e 700 manuscritos;
  • Apartamentos dos Duque e Duquesa d’Aumale (visita guiada, paga a parte);
  • Os magníficos jardins criados por André Le Nôtre, o mesmo que projetou os jardins do Palácio de Versailles e os das Tulherias;
  • A imensa floresta, que era usada como campo de caça e hoje oferece belas trilhas;
  • Grand Écuries (Grandes Estábulos) e o Musée du Cheval (Museu do Cavalo).  
Onde comer:

Nós aproveitamos para almoçar no La Capitainerie, restaurante que fica no mesmo lugar das antigas cozinhas do castelo e onde François Vatel organizava os majestosos jantares da época. O restaurante serve pratos tradicionais da cozinha francesa e oferece menu a preço fixo, com o prato do dia. Este é o melhor lugar para experimentar o creme chantilly, já que dizem que foi aqui que foi inventado. Por isso, não resistimos a provar a sobremesa com chantilly e terminar a refeição com um café… com chantilly, claro!

Além do La Capitainerie, há outras opções como o Le Hameau, no jardim Anglo-Chinês, o Café Les Écuries, nos Grandes Estábulos, ou, ainda, fazer um piquenique nos jardins do castelo.

Restaurante La Capitainerie dentro do castelo
Restaurante La Capitainerie dentro do castelo
Sobremesa com chantilly no Château de Chantilly
Sobremesa com chantilly no Château de Chantilly
Como chegar:
  •  De carro: Chantilly está a mais ou menos 50 quilômetros de Paris. Saindo de Paris de carro, pegar a A3 e depois a A1 em direção a Lille (norte); usar a Saída 7 “Chantilly” para pegar a estrada D317 e depois a D924A até o castelo.
  •  De trem: partindo de Gare du Nord, em Paris, leva s 40 minutos até a estação Chantilly-Gouvieux, a mais perto do castelo. Para informações sobre preços e horários, clique aqui. Outra maneira é pegar a Linha D (verde) da RER na estação parisiense de Châtelet-Les Halles, descendo também na estação Chantilly-Gouvieux. Para informações sobre preços e horários, clique aqui. Partindo dessa estação até chegar ao castelo são vinte e cinco minutos de caminhada (2,3Km) ou cinco minutos de táxi. Dá para pegar o ônibus DUC (Cantilian Urban Service) até a parada Chantilly, Église Notre-Dame, que é gratuito, mas não circula aos domingos e feriados.
  • De excursão: no Get Your Guide você encontrará ofertas de excursões ao Castelo de Chantilly e aos Grandes Estábulos.
  • Passeio privativo com motorista brasileiro: Telma France Tour – e-mail: telmafrancetours@gmail.com – telefone: (00 33) 6 19 80 17 74
Dicas das Bellas:
  • Vale a pena reservar um dia inteiro para explorar o castelo e todos os cantinhos mais especiais. Durante o verão, dá para curtir o pôr do sol, já que o parque fica aberto até as 20h.
  • Na alta temporada (entre abril e outubro), é possível alugar carrinhos de golfe para até quatro pessoas por 32 euros a hora ou usar os trenzinhos (5 euros para adultos) que rodam entre 11h e 18h, diariamente.
  • O estacionamento perto do castelo é pago: 5 euros a diária.
  • Horário: Entre abril e outubro: diariamente das 10h às 18h e das 10h às 20h para o parque. Entre novembro e dezembro e entre fevereiro e março: das 10h30 às 17h; fechado às terças-feiras e parte do mês de janeiro;
  • Bilhetes: Há vários tipos, inclusive com desconto para família. O “combo” (Billet Domaine), por exemplo, que inclui o parque, o castelo (menos os apartamentos privados dos duques), os estábulos e o show equestre custa 17 euros (adultos/tarifa cheia) e 13,50 euros (dos 7 a 17 anos/tarifa reduzida), com direito a audioguia (em francês, inglês, espanhol, chinês e japonês). Observe que, para entrar nos apartamentos do Duque e da Duquesa de Aumale (Pequenos Apartamentos), é necessário adquiri um bilhete complementar, pois o acesso é somente com visita guiada (5 euros). Para mais informações, clique aqui.

Site oficial: https://www.domainedechantilly.com/fr/#

DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK. 
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK. 
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.
Vai viajar? Veja outros posts com dicas pré-viagem das Bellas:

Como fazer mala – dicas valiosas para qualquer destino

Passaporte: saiba como tirar ou renovar o seu

Antes de viajar: o que você não pode esquecer

Vai viajar para a França? Veja outro post com dicas para a França:

Palácio de Versalhes: miniguia para a sua visita

Montmartre: o que fazer no bairro mais boêmio de Paris

 

(Visited 971 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *