Ceský Krumlov, na República Checa é uma das mais belas cidade medievais da Europa. Coloque-a no seu roteiro pelo Leste Europeu e você vai se surpreender!

Um breve histórico

Ceský Krumlov é considerada patrimônio da humanidade e protegida pela Unesco desde 1992. A cidade tem mais de cinco séculos de história e conseguiu escapar ilesa das bombas durante as duas Guerras Mundiais. Isto contribuiu para a conservação do ar medieval que faz Ceský Krumlov parecer cenário de filme de época.

Depois da primeira onda de turismo, no início dos anos 1990, houve uma queda no número de visitantes, mas a cidade está de novo atraindo muitos turistas. Nós acreditamos que lindas fotos postadas nas redes sociais podem ter a ver com isto.

Cesky Krumlov: uma cidade medieval intacta
Cesky Krumlov: uma cidade medieval intacta

Muitos turistas ainda preferem fazer apenas um bate-volta a partir de Praga (que fica a 170 km). Isto faz com que a cidade fique lotada durante o dia, principalmente no verão.

Sabendo disto tudo, planejamos passar pelo menos 24 horas em Ceský Krumlov. Mas, confessamos: se pudéssemos, passaríamos uma semana inteira!

A bellísima cidade medieval de Cesky Krumlov
ROTEIRO DE 1 DIA EM CESKY KRUMLOV

Visita ao castelo

Chegando a Ceský Krumlov, o primeiro impacto vem do castelo com seus muitos arcos, construído no alto de um penhasco e aberto à visitação. É muito lindo! Ele é o segundo maior da República Tcheca, perde apenas para o Castelo de Praga.

O Castelo de Ceský Krumlov (Krumlovský Zámek) foi construído em 1240, em estilo gótico, e pertenceu a várias famílias poderosas da região como os Rosenberg, Eggenberg e Schwarzenberg.

O complexo do Castelo de Cesky Krumlov
O complexo do Castelo de Cesky Krumlov

No complexo do Castelo estão incluídas outras atrações, como o Teatro Barroco (Zámecké divadlo); o Museu e a Torre (Hrádek a vez); pátios internos e os jardins (e um bosque no final). Uma coisa que chamou muito a nossa atenção nos pátios foi a pintura das paredes, imitando pedras.

Pinturas nas paredes do Castelo de Cesky Krumlov
Pinturas nas paredes do Castelo de Cesky Krumlov

A subida à torre é paga, e depois dos 162 degraus a vista vale a pena. De lá, dá para tirar fotos lindas da cidade. Outros lugares que rendem fotos clássicas ficam na passarela entre os prédios e nos arcos do jardim.

A vista lá de cima do Castelo de Cesky Krumlov
A vista lá de cima do Castelo de Cesky Krumlov

São várias as entradas para o castelo. Nós seguimos o Google Maps, e pela primeira vez vi que um mapinha de papel tem seu valor. Andamos muito mais, passando pelo o que pareciam ser os estábulos do castelo.

A entrada mais perto da cidade passa pelo imenso portão vermelho (sabe aqueles de entrada de castelo?). Era só seguir pela Ponte dos Barbeiros (Lazebnický most) e pegar a rua Látran, subir pela escadaria ou continuar andando nesta rua até encontrar o tal portão. Fica a dica!

Visual imperdível de Cesky Krumlov
Visual imperdível de Cesky Krumlov
O castelo e seus ursos

Uma curiosidade interessante são os ursos que vivem no fosso do castelo. Os animais chegaram à região por volta de 1550 e começaram a viver no fosso em 1707. Quando morriam eram substituídos por outros, comprados ou doados à família.

Hoje em dia são três, e seus nomes foram escolhidos por voto popular. O fosso foi reformado para dar mais conforto aos ursos e, anualmente, acontece uma festa em homenagem a eles, com oferta de alimentos como frutas.

Mesmo sendo tão queridos na cidade, esta tradição vem enfrentando protestos e resistência por parte de grupos protetores dos animais.

Muros imensos do Castelo de Cesky Klumlov
Muros imensos do Castelo de Cesky Klumlov
Informações:

Horário de funcionamento: é muito importante consultar o site (clique aqui), pois o castelo, o teatro, os estábulos e os jardins têm horários diferenciados e fecham no inverno (outubro/novembro a abril/maio) e nas segundas-feiras durante o resto do ano.

Somente o Museu do Castelo e a Torre ficam abertos durante todo o ano. O ingresso para subir a torre não é muito caro (150 coroas tchecas, mais ou menos 6 euros).

O acesso às áreas abertas do complexo do castelo é gratuito.

Esse passeio é inesquecível
Esse passeio é inesquecível
Almoço:

Depois de visitar o castelo, atravessamos a mesma ponte dos Barbeiros sobre o Rio Vltava e chegamos ao coração da cidade (pela Padnicni).

Para se ter uma ideia do que é a cidade de Ceský Krumlov, basta pensar em uma cidadezinha de contos de fada, com suas casas coloridas e o jeito de uma aldeia medieval. Ruelas estreitas, restaurantes, lojinhas de artesanato, quiosques vendendo trdelník (massa cônica) e hotéis em prédios antigos e confortáveis completam o cenário.

Agora coloque um povo alegre e festeiro que se orgulha muito de sua história e festeja sempre que pode. Pronto, esta é Ceský Krumlov. E nós pudemos experimentar tudo isso!

Procuramos um lugar para almoçar na Praça Principal (Namestí Svornosti). Escolhemos o Restaurace Petr Vok Café, com umas mesinhas do lado de fora e vista para a praça. Só diremos uma coisa: valeu mais pela localização do que pela comida! Há restaurantes muito melhores na cidade!

Endereço: Namesti Svornosti 11

Praça principal de Cesky Krumlov
Praça principal de Cesky Krumlov
Walking tour

A Cidade Interna de Ceský Krumlov (Vniíni Mesto) mudou muito pouco ao longo dos séculos. A região fica numa curva do Rio Vltava (o mesmo que passa em Praga) e o rio acaba envolvendo quase completamente o centro histórico da cidade.

A parte ruim é que a cidade sofreu com várias enchentes ao longo dos anos. A última foi em 2002.

O rio faz parte da paisagem de Cesky Krumlov
O rio faz parte da paisagem de Cesky Krumlov

Para conhecer melhor a cidade, nós alugamos um audioguia no Escritório de Turismo. A proposta é bem legal, pois você faz o passeio no seu ritmo, parando nos lugares mais interessantes e ouvindo a história de cada um deles.

Começamos o walking tour ali mesmo, na praça, onde ficam o Escritório de Turismo, a Prefeitura e a Coluna da Praga (Kašna a morový sloup), de 1843.

Uma delícia andar pelas ruas de Cesky Krumlov
Uma delícia andar pelas ruas de Cesky Krumlov

Não muito longe da praça fica a Igreja de São Vito (Chrám sv. Víta). A construção começou em 1340 e as torres, acrescentadas em 1893, perdem em altura só para a torre do castelo.

A marcante torre da Igreja de San Vito
A marcante torre da Igreja de San Vito
Trdelnik (difícil de falar, fácil de achar)

Mesmo que não estivéssemos com fome, seria difícil resistir ao cheirinho doce que se espalha por toda a cidade. O cheiro vinha do trdelník, uma massa enrolada em um tubo, assada e envolvida com açúcar e canela, vendida em várias lojinhas e quiosques pela cidade.

Este bolo no espeto é uma receita bem tradicional da República Tcheca. Dizem que existe desde o Século XVIII. O que já era bom fica melhor com recheio de sorvete! Experimente!

No túnel do tempo…
O que está acontecendo? Roupas medievais em pleno Século XXI?
O que está acontecendo? Roupas medievais em pleno Século XXI?

Desde que chegamos à cidade notamos um movimento diferente: eram várias pessoas, vestindo roupas medievais, se juntando em frente ao Teatro Municipal (Městské divadlo). Ficamos super curiosas.

Pouco depois eles começaram um desfile pela rua principal (Horni) até a  Praça principal (Námestí Svornosti), ao som de música medieval com direito a flautas. Parecia que tínhamos entrado em um túnel do tempo! O que veio depois foi mais surpreendente e maravilhoso.

Apesar de não entendermos uma palavra do que diziam, amamos! Estávamos assistindo a um verdadeiro show de cultura medieval, de graça, em um cenário super realístico (não haveria cenário melhor que a cidade de Ceský Krumlov para isso!).

Houve cenas de lutas com espadas, demonstrações com bandeiras que voavam e trocavam de mãos e até um baile com muita dança.

Os flautistas em roupas medievais!
Os flautistas em roupas medievais!

O melhor é que chamaram a Tainá, do nosso grupo, para participar de uma luta com lança! Foi muito divertido!

A nossa curiosidade era imensa: qual o motivo daquela festa? Seria um festival cultural só para os locais, aberto ao público, onde os turistas podiam participar?

Descobrimos que aquele desfile marcava o encerramento da temporada de abertura do Castelo. E realmente, a partir de novembro, o Castelo fica fechado ao público. Apenas a torre e o museu abrem.

Uma coisa é certa: Ceský Krumlov é uma cidade muito festeira. Uma das grandes festas locais é o Festival da Rosa de Cinco Pétalas. São três dias de festa, durante o mês de junho, com teatro na rua, desfile com os locais em roupas medievais, danças, músicas e comidas típicas. Eles ainda promovem o Festival do Vinho e festas para São Martin e São Venceslau.

Um cavalheiro medieval e uma brasileira? Direto do túnel do tempo...
Um cavalheiro medieval e uma brasileira? Direto do túnel do tempo…

Dancinha na festa medieval

Jantar de despedida:

O nosso jantar de despedida da cidade de Cesky Krumlov foi no Papa’s Living Restaurant.  O grande atrativo é a varanda que dá para o rio, proporcionando uma vista linda. No verão ele é muito concorrido, por isso é bom fazer reserva.

O lugar é bem tradicional e foi aberto em 1998. O ambiente é agradável e a comida deliciosa, com muitas opções de comida italiana.

Provamos e recomendamos a Goat Cheese Salad (salada de queijo feta), a Papa’s Rib (costelinha de porco) e o Sirloin Steak (bife de lombo marinado). E não se preocupe: o cardápio vem escrito em várias línguas (não, não tem português!)

Endereço: Latrán 13

Nosso jantar de despedida, que pena de ir embora!
Dicas práticas:

– A República Tcheca não usa euro. A moeda oficial é a coroa tcheca, mas o euro é aceito em praticamente todos os lugares. Preferimos nem trocar a moeda.

– O idioma oficial é o tcheco, mas todo mundo fala inglês.

– Quando ir: fomos em outubro, no outono. A cor da vegetação estava deslumbrante, como você pode ver pelas fotos. Mas ainda fazia frio, de manhã cedo e no fim do dia a temperatura média era de 6 graus.

As cores mágicas do outono em Cesky Krumlov
As cores mágicas do outono em Cesky Krumlov
MAIS DICAS DAS BELLAS:

– Alguns lugares para tirar fotos lindas (e “instagramáveis”) da cidade:

  • Praça pequena na rua Horni, o Semirárni zaharada: fica bem ao lado do Museu Regional (Regionální muzeum v Českém Krumlově);
  • Buraco do Rato: fica bem perto do hotel Garni Mysí Díra. Basta descer as escadas e encontrar um cenário encantador na beira do rio;
  • Torre, jardins e a Cloak Bridge (passarela com arcos e estátuas), no Castelo de Ceský Krumlov.

– Se for a Ceský Krumlov durante o verão europeu, prepare-se para encontrar uma multidão de turistas. Para compensar, poderá praticar rafting, canoagem e andar a cavalo.

– Estacionamentos: o centro histórico de Ceský Krumlov é quase todo fechado para carros. Há alguns estacionamentos próximos, como os que relacionamos abaixo:

  • P1  Parkoviště Deer Garden – Endereço: Jelení Zahrada, 381 (é o mais próximo do Castelo)
  • P2 Parkoviště pod poštou – Endereço: Poráků 510 (fica próximo do Posto dos Correios)
  • P3 Parkoviště Městský Park (Parque Municipal) – Endereço:

Para mais informações sobre os estacionamentos, clique aqui.

Cheia de cantinhos lindos essa cidade!
Cheia de cantinhos lindos essa cidade!
Informações turísticas

Escritório de Turismo:  Infocentrum Český Krumlov
Endereço: Náměstí Svornosti, 2
Site: www.ckrumlov.info/info

O Ceský Krumlov Card dá direito à entrada no Museu e na Torre do Castelo, além de ingresso para quatro outros museus da cidade.

No escritório de turismo é possível alugar um audioguia (pagando 180 CZK e deixando um depósito de 500 CZK, ou 20 euros) por um período de até 3 horas. Dá para percorrer todo o centro histórico no seu próprio ritmo.

Eles oferecem ainda um tour gratuito que sai todos os dias às 14h.

Cesky Krumlov: fique pelo menos uma noite
Cesky Krumlov: fique pelo menos uma noite
Hotel

Em Ceský Krumlov escolhemos ficar no Hotel Garni Mysí Díra. O nome significa “buraco do rato”, mas não tem nenhum rato lá! Na verdade é uma fenda na pedra feita há muitos anos.

Descendo a escadaria da rua Rooseveltova (bem ao lado do hotel) a gente deu de cara com uma vista linda do rio com margens coberta com uma vegetação de outono de tirar o fôlego!

O hotel fica em uma localização excelente, bem pertinho do centro. Para nós foi maravilhoso, pois tinha vaga de carro bem na frente. Ainda bem que reservamos antes, pois só havia lugar para pouquíssimos carros.

Apesar de rústico, todo de madeira, era muito confortável e tinha uma vista maravilhosa do rio.

Nosso hotel em Cesky Krumlov
Nosso hotel em Cesky Krumlov
A vista do nosso quarto
A vista do nosso quarto
Como chegar a Cesky Krumlov – nosso roteiro

Como dissemos, Cesky Krumlov fica bem pertinho de Praga. Mas nós estávamos numa roadtrip pelo circuito tradicional Praga-Budapeste-Viena, então fizemos assim:

– 2 dias em Viena (deveríamos ter ficado pelo menos 3). De lá seguimos para Budapeste. São 243km – 2h30.

– 4 dias em Budapeste e fomos para Bratislava. São só 200km –  2h.

– 1 noite em Bratislava. De lá fomos para Cesky Krumlov. São 285km, levamos 3h25. Um detalhe: o Google Maps nos levou por estradas rurais no interior da República Tcheca. São lindas, mas deve haver uma rota mais rápida.

– 1 noite em Cesky Krumlov (peninha!) e de lá seguimos para Praga. São 170km – pouco mais de 2h.

– 3 noites em Praga. Como nosso voo saía de Frankfurt, ainda voltamos para a Alemanha e pernoitamos na linda cidade de Dresden. De Praga até Dresden são 147km, pouco mais de 1h30.

– 1 noite em Dresden e seguimos direto para o aeroporto de Frankfurt. Foram 465km, que fizemos em 4h30.

Veja nosso roteiro no mapa:

DESCONTOS PARA FACILITAR A SUA VIAGEM:

Serviços que indicamos e usamos em todas as viagens. São nossos parceiros e valem a pena:

  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM NESTE LINK, via HOTEIS.COM
  • DESCONTO EM HOSPEDAGEM: Este LINK do BOOKING.COM dá direito a R$50 reais de desconto na reserva,  mas só pode ser usado uma vez.
  • DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA PELA PASSAGENS PROMO NESTE LINK.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTALCARS – o site pesquisa os melhores preços entre as locadoras e faz a reserva.
  • DESCONTO EM ALUGUEL DE CARRO: use este LINK DA RENTCARS.COM – Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras.
  • DESCONTO EM SEGURO VIAGEM: use este LINK do SEGUROS PROMO. Consideramos muito importante fazer seguro para ter uma viagem tranquila e recomendamos o serviço.
  • DESCONTO EM CHIP DE INTERNET: use este LINK da VIAJE CONECTADO para ter 10% de desconto no chip. Cupom BELLASONTHEROAD10.
  • DESCONTO NO AIRBNB: ganhe R$350 de desconto na primeira reserva usando este LINK. 
  • DESCONTOS EM TOURS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS COM O GETYOURGUIDE: entre por este LINK. 
  • PACOTES EM PROMOÇÃO NO HOTEL URBANO: entre por este LINK.

 

A gente ama viajar no outono!
A gente ama viajar no outono!
Vai para a Áustria e Leste Europeu? Confira outros posts sobre nossa roadtrip:

Vignettes: os pedágios nas estradas do Leste Europeu

Salzburg: o que fazer em 1 dia na cidade de Mozart

Hallstatt: um dia na vila mais charmosa da Áustria

Gosausee: o lago mais bonito e fotogênico da Áustria

Five Fingers: o mirante mais espetacular da Áustria

Viena: visite os belíssimos palácios da cidade imperial

Você gosta de vinho? Conheça esse hotel em Viena 

Budapeste: guia completo para 3 dias inesquecíveis 

Bratislava – os segredos da capital eslovaca

COMENTE:

Gostou do post? Deixe um comentário aqui embaixo.

Se tiver alguma pergunta teremos prazer em ajudar.

(Visited 706 times, 1 visits today)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *